Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Seduc diz que Sinteam não aceitou data de reunião; professores estão acampados

No vídeo, a representante do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, convoca a adesão dos profissionais e pede "respeito" aos trabalhadores

Seduc diz que Sinteam não aceitou data de reunião; professores estão acampados

Foto: Reprodução Facebook

“Já desligaram as luzes, o ar condicionado, não temos água e nem acesso ao banheiro”, afirmou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, em vídeo divulgado nas redes sociais, nesta quarta-feira (02).

Ela faz parte de um grupo de professores que está na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), na zona Sul, desde às 9h para reivindicar uma reunião com o secretário da Educação, Luis Fabian Barbosa.

Leia mais: Professores mantêm paralisação para forçar retorno de aulas on-line em Manaus

“Nossa única reivindicação é essa reunião para tratarmos sobre a vida dos trabalhadores em educação no Amazonas que estão sendo obrigados a trabalhar no presencial, quando nós sabemos que não há garantia para nossas vidas e a dos alunos”, diz.

No vídeo, a representante da entidade convoca a adesão dos profissionais e pede “respeito” aos trabalhadores.

Desde o anúncio da retomada das aulas presenciais para estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino, no dia 10 de agosto, o sindicato tem sido contra a volta e pressiona à Seduc para manter as aulas online em Manaus.

Procurada pelo Portal AM1, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação informou, por meio de nota, que todo atendimento no gabinete do secretário é realizado mediante agendamento prévio e que foi sugerido aos sindicalistas agendamento para o próximo dia 9, data que segundo a pasta, foi negada pelo Sinteam.

Leia mais: Em manifestação, Sinteam coloca cadeados em escolas estaduais; veja vídeo

Veja nota na íntegra 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto informa que todo atendimento no gabinete do secretário é realizado mediante agendamento prévio, sendo necessário inclusive confirmação por parte da equipe responsável. Isso se dá devido à extensa agenda de reuniões de quem está à frente da pasta e é o procedimento comum em todas as gestões da secretaria.

Em relação ao Sinteam que, nesta quarta-feira (2), tentou forçar uma reunião com o secretário em exercício, Luis Fabian Barbosa, a pasta ressalta que não há interesse em tratar pautas políticas neste momento. A Secretaria de Educação tentou agendar reunião para o dia 9 de setembro com os sindicalistas, no entanto, a data não foi aceita e eles insistiram que fosse nesta quarta-feira.

Todas as informações sobre o Plano de Retorno e ações da Secretaria de Educação têm sido prestadas por meio de reuniões que contaram, inclusive, com a participação de órgãos como Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) ao longo do último mês.

No entanto, o início do retorno às atividades presenciais, os sindicatos  têm utilizado de sua posição para adotar uma postura política que inclui a distorção de dados e informações das autoridades de saúde e sanitárias, como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A Secretaria de Educação esclarece, ainda, que não está impedindo a saída dos membros do Sinteam de sua sede e, inclusive, é necessário que eles se retirem para que a unidade seja fechada, já que o expediente foi encerrado às 17h, mas eles insistem em ficar no local.

INTRANSIGÊNCIAAcabaram de desligar o ar condicionado, as luzes, fecharam o acesso à agua e ao banheiro. Continuamos aqui.

Publicado por Sinteam em Quarta-feira, 2 de setembro de 2020