Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Sucuri é flagrada tentando atravessar a Djalma Batista; vídeo

O caso fez com que o trânsito na região ficasse completamente parado e curiosos à paisana registrassem o momento

Sucuri é flagrada tentando atravessar a Djalma Batista; vídeo

Animal tentava atravessar a avenida (Reprodução)

Uma sucuri de aproximadamente 5 metros de comprimento foi flagrada, na manhã desta quarta-feira, 29, tentando atravessar a avenida Djalma Batista, próximo a uma parada de ônibus do Conjunto Eldorado, na zona Centro-Sul de Manaus.

O caso fez com que o trânsito na região ficasse completamente parado e curiosos registrassem o momento.

Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver o animal tentando ir em direção ao outro lado da rua, onde estaria uma área de mata.

A cobra, no entanto, foi capturada por um homem, que segura o animal pela cabeça e carrega a sucuri, com o apoio de um ajudante, até a área florestal, próximo às margens de um igarapé.

De acordo com o professor e biólogo Cadmiel Rafael, as sucuris são animais dóceis, ou seja, elas não são agressivas diretamente ao homem, e pertencem à espécie Eunectes Murinus.

“Elas vivem em ambientes úmidos e alagados. Nesta área, onde ela foi encontrada, temos um fragmento florestal urbano com um igarapé, ambiente ideal para elas. Qualquer atividade, do homem, no ambiente natural, gera um incômodo as espécies de vida que habitam ali. Provavelmente, este animal se sentiu “incomodado” com essas atividades e resolveu procurar um novo ambiente”, destacou.

Ainda segundo o biólogo, isso também acontece quando o animal necessita buscar sua alimentação. Animais de base de cadeia também migram para outras áreas, assim a serpente fica sem “opção” de alimentação e decide procurar.

“Ambientes urbanos sempre têm riscos a qualquer animal silvestre. Geram impactos no seu comportamento, causam stress ao animal”, finalizou.

Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o caso aconteceu muito rápido e quando equipes de resgates receberam a ligação, ao chegar na avenida, a cobra já estava no local adequado.

Confira: