MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Manhã Cultural tem programação voltada para as crianças neste sábado

Durante o evento no Parque do Mindu, serão apresentados cinco espetáculos teatrais baseados em livros infantis
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 08 de outubro de 2021 – 16:33
Foto: Divulgação

MANAUS, AM – A terceira edição do ‘Manhã Cultural’, realizada pela editora Valer, neste mês de outubro, homenageará as crianças, com o tema ‘Mundo Mágico da Infância’, levando ao Parque do Mindu, neste sábado (9), diversão, brincadeiras, contação de histórias, espetáculos teatrais, guloseimas e muitos livros. O evento começa às 8h e segue até as 11h.
 
De acordo com a diretora de eventos da Valer, Marília Maciel, o ‘Manhã Cultural’ já está fazendo história em Manaus e nada melhor do que incentivar, em meio à criançada, o hábito da leitura, levando-as a conhecer de pertinho os autores amazonenses. “A Valer sempre buscou movimentar o meio cultural e acadêmico do Amazonas, por exemplo, com o Flifloresta, as Quartas-literárias, os lançamentos de sábado na antiga livraria. E, agora, temos o ‘Manhã’. Nós sempre acreditamos que esses eventos são de grande incentivo, para todos os que amam os livros, inclusive as crianças”, disse.

Leia mais: Exposição sobre Zezinho Corrêa estreia em outubro em Manaus

Ainda segundo Marília, haverá uma programação especial para as crianças que comparecerem ao local. ” Além da apresentação das obras mais recentes, voltadas ao público infantil, e da participação dos autores, também haverá contação de histórias, com o programa ‘Mania de Ler’, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que falará sobre  algumas obras selecionadas da Valer e a confecção de uma fanzine; e brincadeiras, pinturas, pula-pula, perna de pau, doces e muito mais”, ressaltou.
 
Durante o evento, serão apresentados cinco espetáculos teatrais, baseados nos livros O Príncipe Soberbo, de Zemaria Pinto; A Borboleta Amarela, de Elson Farias; A Faca e a Vaca, de José Almerindo; O segredo da Velha, de Leyla Leong; e Lili e os passarinhos, de Suely Barros.  Os artistas da empresa Cle Cle Eventos encenarão as peças.
 
Além das obras do teatro, o evento contará com a participação de outros escritores, os quais apresentarão  as suas obras, como Alessandra Leite, autora do Emma e as estrelas das águas, e Raimundo Nogueira, autor do livro A força dos jacarés. A apresentação do evento ficará por conta da coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira.
 
Outros livros, como o Meninos Árvores, de Danielle Soares, e As três orelhas, de Mariana Pedrett, ganharão destaque, ambos concorrentes  do prêmio Jabuti, em duas categorias, livro infanto-juvenil e ilustração. Mais publicações estarão em evidência, nesse dia, tais como: O Rei e o Jardineiro, do escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro; A origem do Solimões, de Barbosa Rodrigues (1842-1909), que foi diretor do Museu Botânico do Amazonas; e Fábulas e apólogos, de Creuza Barbosa, que foi auditora-fiscal do trabalho e professora, tendo falecido em 2017, aos 75 anos. 

Leia mais: Boi Caprichoso lança obra com antologia musical do bumbá

Homenagem a Ana Peixoto

A escritora Ana Peixoto, que morreu no ano passado, vítima da Covid-19, será homenageada no evento. No local, haverá o espaço chamado ‘Cantinho da Ana’, para o qual o professor Valter Cordeiro, que é o curador da memória literária da escritora, levará as obras e o legado de Ana.
Segundo o professor e amigo da escritora, foram nove anos inseparáveis de amizade, do início até o fim. “E, assim, sigo firme na intenção de manter vivo o legado de contação de histórias, na forma tão peculiar da qual Ana foi precursora, na literatura infantil amazonense. A frase que marcou nosso cotidiano é ‘escola é um lugar de ser feliz’”.
 
Ana era formada em Filosofia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e, como professora, já aposentada, passou a se dedicar ainda mais à contação de histórias para crianças, em instituições e escolas. Com conteúdo voltado para o público infanto-juvenil, a temática regional sempre foi a marca da obra de Ana. Entre os livros publicados, estão: Histórias de bichos da Amazônia, Os animais do meu quintal e As frutas do meu quintal.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap