Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Marcellus Campêlo diz que ‘ter igarapés limpos é um anseio possível’

O painel ocorreu nesta segunda-feira (28), no Palácio da Justiça, Centro de Manaus, no Glocal Experience Amazônia.

Marcellus Campêlo diz que ‘ter igarapés limpos é um anseio possível’

(Foto: Tiago Corrêa - UGPE)

Manaus (AM) – Ao conduzir o painel “Saneamento Básico: O Sonho dos Igarapés Despoluídos”, durante o Glocal Experience Amazônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, pontuou que ter igarapés limpos é um anseio possível, e destacou a contribuição, nesse aspecto, do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

O painel ocorreu nesta segunda-feira (28), no Palácio da Justiça, Centro de Manaus, e reuniu especialistas e interessados em discutir desafios socioambientais e sustentabilidade na região.

O Prosamin+ é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, e está urbanizando 340 mil metros quadrados no entorno do Igarapé do Quarenta, no trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste.

Como explica Campêlo, o programa é exemplo de uma iniciativa que pode levar à despoluição de igarapés. Ele explicou que isso é possível, com a adoção de duas medidas principais: minimizar o descarte de lixo (com a retirada de famílias do entorno dos igarapés) e a suspensão do despejo de esgoto sem tratamento nos mananciais.

Prosamin+

O programa já retirou quase 100 mil pessoas de áreas vulneráveis, contribuindo para minimizar o descarte de lixo na região. Outra contribuição importante é o investimento em infraestrutura, inclusive de saneamento básico, no entorno dos igarapés.

“O Prosamin+ vem contribuindo para despoluir os igarapés de Manaus. Mas, para isso, é necessário um trabalho consistente para evitar que a população retorne ao entorno dos mananciais, e nós temos atuado fortemente nisso. A bacia do Igarapé do Quarenta é um exemplo que pode ser, em breve, uma bacia despoluída”, prospectou o secretário.

Sob mediação de Marcellus Campêlo, o painel teve participação dos especialistas Sergio Duvoisin Junior, químico e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Carlossandro de Albuquerque, doutor em Geografia e professor da UEA; e Jadson Maciel, CEO da Remada Ambiental.

Os especialistas parabenizaram o trabalho realizado pela Sedurb e apresentaram contribuições ao programa. “O Prosamin+ é um programa tão importante que precisa avançar para outras sub-bacias”, pontuou Carlossandro de Albuquerque.

(*) Com informações da assessoria