Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Marcelo elogia Carol Braz, Vanda Witoto e Anne Moura para vaga de vice

Ao Portal AM1, Marcelo não descarta os nomes femininos, que segundo ele, precisam ser valorizados nos espaços de poder. Na lista está, ainda, Tanara Lauschner, do PCdoB.

Marcelo elogia Carol Braz, Vanda Witoto e Anne Moura para vaga de vice

(Fotos: Divulgação/Reprodução/Redes sociais - @wandaortegawitoto - @annemoura)

Manaus (AM) – A procura por um candidato a vice-prefeito tem sido o principal questionamento da imprensa para com os pré-candidatos a prefeito de Manaus ultimamente, mas, até o momento, não houve sequer um nome de quem poderia ser o escolhido para acompanhá-los às urnas em outubro.

Ao Portal AM1, o pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Ramos, disse que ainda é cedo para se falar em vice, pois, sua pré-candidatura precisa ser confirmada na convenção do PT, e só a partir deste momento é que ele poderá conversar com o partido ou com outros partidos para escolher um nome para ser o (a) vice-prefeito (a).

Questionado pela reportagem se tinha alguma preferência, Marcelo afirmou que “gostaria muito” que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) estivessem com o PT nessa eleição.

“Eu gostaria muito que o PSB e o PDT estivessem conosco nessa caminhada porque o lugar deles é com a candidatura do campo do presidente Lula e não do Bolsonarismo. Eles têm ótimos nomes como o ex-prefeito Serafim e o ex-deputado Luiz Castro”, afirmou Marcelo Ramos ao Portal AM1.

Vale lembrar que na última semana, o PDT escolheu seguir com o pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, deputado estadual Roberto Cidade, que, inclusive, teve até nota oficial divulgada nas redes sociais para tornar pública a decisão.

Elogios

Além disso, Ramos aproveitou para elogiar nomes femininos que, segundo ele, poderiam compor a chapa da esquerda como Wanda Witoto (Rede), Tanara Lauschner (PCdoB) e Anne Moura (PT).

“Também penso que é preciso valorizar as mulheres nos espaços de Poder. A rede, que eu espero que esteja conosco, tem a Wanda Witoto. O PCdoB tem a professora Tanara Lauschner e, caso a minha candidatura seja confirmada, o PT tem um quadro da estatura da Anne que também poderia compor a chapa. Mas, é importante deixar claro, que, no caso de uma composição partidária, o partido terá autonomia para escolher o seu nome”, enfatizou.

Questionado pela reportagem se consideraria Carol Braz, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do senador Eduardo Braga; Marcelo lembrou que Braga parece ter compromisso com o prefeito David Almeida (Avante), mas que receberia de bom grado o seu apoio, haja vista que Braz preenche requisitos para uma boa composição.

PSD e MDB

Na mesa de negociações, Marcelo afirma que poderá dialogar com dois partidos do campo centro-esquerda e centro-direita, que, hoje, são os mais próximos do governo Lula e possuem representantes do Amazonas na defesa pelo estado do Amazonas em Brasília: PSD e MDB.

O Partido Socialista Brasileiro (PSD) é liderado pelo senador Omar Aziz no Amazonas, e como dito por Marcelo Ramos, tem se articulado com o governo federal para beneficiar o Amazonas de alguma forma, e essas articulações já podem ser observadas por meio de emendas parlamentares destinadas principalmente ao interior.

Já o MDB também tem investido tanto na capital quanto no interior. Braga foi o articulador da volta do programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida”, que destinou a Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), mais de mil casas para pessoas de baixa renda e que moram em áreas de risco. O titular da Semhaf é Jesus Alves, braço direito do senador.

“Minha prioridade são os partidos do campo progressista. Unificado esse campo nós dialogaremos com esses dois partidos de centro que fazem parte da base do presidente Lula e tem dois dos mais importantes defensores do governo no Senado”, finalizou.

LEIA MAIS: