Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

‘Briga de criança’, criticam Marcelo e Cidade sobre polêmica de descarte de lixo

O episódio envolvendo o deputado federal Amom Mandel e a Prefeitura rendeu críticas de outros pré-candidatos ao prefeito da capital.

‘Briga de criança’, criticam Marcelo e Cidade sobre polêmica de descarte de lixo

(Fotos: Divulgação/Dhyeizo Lemos /Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – Nesse final de semana, um episódio de descarte de lixo em frente ao aterro sanitário de Manaus, na KM19 da rodovia AM-010, envolvendo o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e a Prefeitura de Manaus, rendeu críticas de outros pré-candidatos a prefeito da capital neste pleito eleitoral.

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), sem direcionar o argumento a um nome, disse para parar de “molecagem e amadorismo” e começar a olhar para os manauaras com respeito. O post no Instagram rendeu apoio ao pré-candidato a prefeito de Manaus.

 

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @robertocidade)

 

O também pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Ramos, disse que Amom Mandel e David Almeida (Avante), atual chefe do Executivo municipal, estão protagonizando uma “briga de criança” e de “baixaria”.

“Vocês dois não têm o direito de transformar o processo de debate sobre o futuro da cidade numa brincadeira, numa briga de criança, num circo, em que um decide jogar o lixo na porta de lixeira, e o outro diz que vai resolver isso na sede da Polícia Federal. A Polícia Federal tem mais o que fazer”, criticou o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Marcelo ainda chama o prefeito e o deputado federal a “saírem da lama” e se juntarem a ele para tentar resolver os problemas de Manaus com iniciativas que realmente tragam melhoria para a população.

“Eu quero chamar vocês pra saírem dessa lama em que estão se afundando e virem para um debate sério sobre os diagnósticos dos problemas da cidade […] Nessa baixaria, vocês não vão levar a cidade para lugar nenhum”, disse.

 

Até a publicação da matéria, nenhum dos outros pré-candidatos à Prefeitura de Manaus havia se manifestado sobre o assunto. Além deles, o prefeito David Almeida também não se posicionou, somente seus secretários.

O caso

Por volta do meio-dia deste sábado (13), a Prefeitura de Manaus anunciou que Amom Mandel havia despejado um caminhão com seis toneladas de lixo em via pública. O material foi despejado em frente ao aterro sanitário de Manaus, situado no quilômetro 19, da rodovia AM-010.

Segundo a Prefeitura de Manaus, o deputado despejou um caminhão de lixo na rua, em frente ao aterro sanitário da cidade, sem qualquer justificativa legal para a prática do crime ambiental, afrontando a legislação vigente, e a prefeitura considerou a atitude do parlamentar como crime ambiental.

Por sua vez, Amom Mandel disse que os caminhões com o lixo foram barrados na entrada do aterro sanitário por fiscais da Semulsp e isso gerou revolta entre os voluntários, que protestaram, derramando o lixo na entrada do aterro.

Amom aparece, em um dos vídeos que compartilhou em suas redes sociais, em cima do caminhão retirando os sacos de lixo e despejando na via pública.

 

LEIA MAIS: