Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Marcelo Ramos é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados

‘Eu quero agradecer ao povo do Amazonas e a Deus por me permitir esse momento’, declarou Marcelo Ramos

Marcelo Ramos é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados

O deputado federal pelo Amazonas, Marcelo Ramos (PL), foi eleito, com 398 votos, nesta quarta-feira (3), o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi o único candidato para a vaga e sua eleição já estava certa para o cargo. Esta será a primeira vez, em 38 anos, que um deputado do Amazonas faz parte da Mesa Diretora da Câmara.

Nessa função, Marcelo Ramos será responsável por substituir o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), em caso de ausência. A última vez que um parlamentar do Amazonas compôs a Mesa Diretora da Câmara foi em 1982, com Joel Ferreira, quando foi eleito para suplência no cargo de da 2ª secretaria da Casa.

Marcelo Ramos já havia sido eleito para o cargo em eleição realizada na última segunda-feira (1º), porém, o novo presidente da Câmara decidiu cancelar a eleição para os demais cargos da Mesa Diretora por conta de uma inscrição irregular de uma chapa com candidatos de oposição. O bloco do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) foi registrado fora do prazo, de acordo com Arthur Lira.

Leia mais: José Ricardo deixa de lado a oposição e vota em Marcelo Ramos para vice-presidente da Câmara

Portanto, com o cancelamento da eleição anterior, uma nova foi marcada para esta quarta-feira; eleição ocorreu de forma secreta.

“Mais do que a honra, me cabe a responsabilidade de simbolizar, hoje, as esperanças do povo do Amazonas, que vai comigo, no meu coração, para a vice-presidência da Câmara. Assumir o cargo de vice-presidente da Câmara, um deputado federal de primeiro mandato, é muito significativo para o nosso Amazonas, em especial, pelo compromisso que o presidente, o deputado Arthur Lira, firmou, presencialmente, no nosso estado”, disse Ramos acrescentando que atuará com Arthur pela manutenção da Zona Franca de Manaus e a garantia de recursos para a recuperação da BR-319.

Em relação à segunda onda da pandemia que assola o Amazonas, Ramos garantiu que defenderá que ações sociais àquelas pessoas mais afetadas pela crise são inadiáveis. No entanto, pondera, do ponto de vista fiscal, o país também passa por sérios problemas. Por isso, ressalta a importância de se buscar soluções que fiquem dentro do teto de gastos, de modo a não passar uma mensagem de irresponsabilidade fiscal aos investidores.

“Creio que uma das soluções pode ser um auxílio emergencial menos robusto e mais focado nos que mais precisam, ou uma remodelagem do programa Bolsa Família, com a inclusão daqueles que hoje não dispõe de nenhum apoio social”, revelou Marcelo Ramos.

Resultado da eleição da Mesa Diretora em 1º turno:

Haverá 2º turno na disputa para o cargo de 2º secretário entre Marília Arraes (PT) e João Daniel (PT).