Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Marcelo Ramos e OAB pedem a Doria envio de 50 mil doses da Coronavac para o Amazonas

O governador de São Paulo prometeu o envio das 50 mil doses no dia 17 de janeiro, mas desistiu da ação após denúncias de fura-fila na vacinação

Marcelo Ramos e OAB pedem a Doria envio de 50 mil doses da Coronavac para o Amazonas

Foto: Divulgação

O deputado federal Marcelo Ramos (PL), vice-presidente da Câmara dos Deputados, e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas (OAB-AM) pediram ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta quinta-feira (11), o envio de 50 mil doses da vacina Coronavac ao Amazonas. Doria decidiu suspender a distribuição dessas doses após as denúncias de fura-filas na vacinação contra covid-19 em Manaus.

Por meio de sua conta no Twitter, Marcelo Ramos apelou para que Doria não permita que o restante da população amazonense sofra por conta da irresponsabilidade dos “que furaram a fila ou permitiram que fosse furada”.

“Peço que reconsidere a decisão de não enviar as 50 mil doses de vacina para o nosso povo”, clamou Marcelo Ramos. O parlamentar ainda se comprometeu em cobrar a fiscalização dos órgãos de controle do Estado e de comunicar ao governo de São Paulo a aplicação dessas doses na população.

Leia mais: Doria vai enviar 50 mil doses da Coronavac para Manaus nesta segunda-feira

“Comprometo-me ainda, governador João Doria, a pessoalmente e solicitando apoio dos órgãos de controle do Estado e da juíza Jaiza Fraxe, nos do processo que já tramita na Justiça Federal, acompanhar, fiscalizar e encaminhar relatórios da aplicação da vacina ao Governo de SP”, afirmou o deputado.

Pedido da OAB-AM

A presidente da OAB Amazonas, Grace Benayon, também encaminhou pedido formal ao governador de São Paulo para que cumpra a promessa do envio de 50 mil doses da vacina Coronavac. Doria prometeu o envio dessas doses no dia 17 de janeiro, data que marcou a liberação pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) do uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca no Brasil.

“Nosso pedido é para que o governador João Doria cumpra urgentemente, o plácido humanitário prometido, de forma a promover uma melhoria das condições sanitárias do Estado do Amazonas, além de contribuir para diminuir a disseminação da nova cepa pelo resto do país. Houve uma promessa dele que até agora não foi cumprida e essa postura de recuar com a ajuda não está ajudando o nosso Estado, conforme prometido. Precisamos salvar inúmeras vidas, salvar o comércio, a indústria e queremos saber quando essas vacinas vão chegar”, destacou Grace.

Vacinômetro

De acordo com dados do Vacinômetro, disponibilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o Amazonas já imunizou 172.716 pessoas com a 1ª dose da vacina contra covid-19 até quarta-feira (10). O estado recebeu 555.044 doses do Ministério da Saúde e já distribuiu 539.370 para os municípios. Ainda restam 15.674 doses em estoque para serem distribuídas.