Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

MDB descarta federação com outras siglas em 2022

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, emitiu comunicado aos diretórios estaduais sobre a não federação

MDB descarta federação com outras siglas em 2022

Foto: Agência Câmara

BRASÍLIA, DF – A federação partidária tem sido um dos temas bem recorrentes e que, de certa forma, tem mexido no tabuleiro político em todo o País. Isso porque o que ficar acertado entre legendas que federarem deverá ser mantido por quatro anos, influenciando inclusive nas próximas eleições municipais, nas quais são escolhidos prefeitos e vereadores nos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Com o intuito de fazer federação, estavam o MDB e o PSDB, porém o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), descartou qualquer possibilidade de se aliar a outras siglas, por meio da federação. A informação foi feita em um comunicado encaminhado aos diretórios estaduais da legenda.

No comunicado, Baleia afirma que a medida visa dar seguridade a todos os presidentes dos diretórios estaduais. “Para dar segurança para cada presidente na sua estratégia de fortalecimento do partido é importante salientar que não teremos federação com nenhum outro partido”, declarou.

Leia mais: Bolsonaro afirma que Lula não tem ficha limpa: ‘nem a orelha dele é limpa’

A mensagem de Baleia Rossi foi divulgada na quarta-feira (2), e tem como objetivo alinhar a estratégia do partido durante o período da janela partidária, que começou nessa quinta-feira (3) e vai até o dia 2 de abril. A janela partidária serve para deputados estaduais e federais trocarem de legenda sem perda de mandato por infidelidade partidária; medida também se estende a vereadores.

“Temos que ficar atentos para a possível filiação de deputados que possam reforçar nosso partido e também atenção para a possibilidade de perdermos deputados para outras siglas”, afirmou Baleia Rossi.