Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Política

Mendonça toma posse nesta quinta-feira no STF

O ex-ministro da Justiça, André Mendonça, esperou por mais de 140 dias para ser sabatinado e aprovado no Senado

Mendonça toma posse nesta quinta-feira no STF

Foto: Marcello Casal Jr

BRASÍLIA, DF – O novo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, será empossado ao cargo, na tarde desta quinta-feira (16), a partir das 16h, em cerimonia restrita e que durará apenas 15 minutos, por conta de precauções quanto à proliferação da covid-19. Após a posse, Mendonça celebrará o novo cargo em culto no Santuário Nacional, em Brasília.

A posse vem depois de cinco meses de espera e de muita cobrança para que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), realizasse a sabatina do ex-advogado da União e ex-ministro da Justiça.

Uma das exigências para os convidados da cerimonia de posse de Mendonça é a apresentação de comprovante de vacinação. O presidente Jair Bolsonaro (PL) será um dos participantes e por não ter se vacinado teve que apresentar teste PCR para provar que não está infectado com a covid-19. O teste foi feito pelo presidente na última terça-feira (14).

Leia mais: Após a posse, Mendonça celebrará o novo cargo em culto no Santuário Nacional, em Brasília

Mendonça assumirá a cadeira deixada por Marco Aurélio, que se aposentou compulsoriamente, em 12 de julho, ao completar 75 anos. Foi indicado para a vaga pelo presidente Jair Bolsonaro, mas enfrentou um longo caminho até a sabatina. Mendonça esperou 141 dias e somente no dia 1º de dezembro foi sabatinado na CCJ e aprovado pelos senadores por 47 votos a 32.

O ministro é o segundo indicado do presidente à Corte e foi o representante “terrivelmente evangélico” prometido por Bolsonaro desde a campanha presidencial. Os evangélicos são uma importante base eleitoral de Bolsonaro, que vai disputar a reeleição em 2022.

(*) Com informações Poder360

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook,Instagram e Twitter