Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Coluna AM1

Menezes chama Alfredo de ‘comunista’ e diz que deixou Partido Liberal após ser ignorado

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (1º) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Menezes chama Alfredo de ‘comunista’ e diz que deixou Partido Liberal após ser ignorado

Saída

Após anunciar a saída do Partido Liberal (PL), Coronel Menezes explicou que sua principal reivindicação para permanecer no partido e concorrer às eleições, como candidato a vice-prefeito na chapa puro-sangue encabeçada por Capitão Alberto Neto, seria a retirada do processo disciplinar que culminou na expulsão dele. O compadre de Bolsonaro lembrou que só permaneceu na sigla por meio de uma liminar na Justiça.

Ataque

Em meio a sua partida, Coronel Menezes não poupou palavras e ataque ao chamar o presidente estadual do Partido Liberal, Alfredo Nascimento, de “defunto político” e “comunista”. Para Menezes, Alfredo é o pior inimigo da direita.

Janela partidária

Os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) têm até esta sexta-feira (5) para mudar de partido sem arriscar perder o mandato. É essa a data final para o encerramento da janela partidária, que iniciou no dia 7 de março deste ano.

Casa nova

Entre os vereadores que já aproveitaram a janela partidária para mudar de sigla estão: Raiff Matos, que deixou a legenda Democracia Cristã e se filiou ao Partido Liberal; Jaildo Oliveira, que deixou o PCdoB para se filiar ao PV, e Fransuá, que trocou o PV pelo PSD; É esperado que mais vereadores mudem de casa, mas isso só deve ocorrer às vésperas do encerramento da janela partidária.

Malas prontas

Nomes como o de Glória Carratte, a decana na CMM, e o de Professor Samuel estão de malas prontas para deixar o Partido Liberal. Há expectativas nos bastidores para que Glória se filie ao PSB, a convite do vereador Marcelo Serafim. Capitão Carpê também anunciou sua saída do Republicanos nesta segunda-feira (1°) e afirmou que vai migrar para o PL. Dione Carvalho e Joelson Silva estão sem partido; mas para concorrer à reeleição, devem anunciar a nova casa até o fim da janela partidária nessa sexta-feira (5).

Eleições 2024

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve reunir seus filiados nesta segunda-feira (1º) para decidir sobre a eleição majoritária. A escolha do nome do pré-candidato a prefeito para representar a federação PT, PV e PCdoB deve sair do Partido dos Trabalhadores. A briga está acirrada entre Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT, e o ex-deputado federal Zé Ricardo, que pediu exoneração do cargo que ocupava no governo Lula, nesta segunda-feira, para se candidatar a um dos cargos disponíveis neste pleito.

Vantagem

Enquanto a esquerda busca definir seu principal nome para esta eleição, a direita e o centrão já apresentam muito bem seus nomes, como os pré-candidatos a prefeito Capitão Alberto Neto (PL), Roberto Cidade (UB) e Amom Mandel (Cidadania). Alberto conta com o apoio de Bolsonaro, Cidade tem as bênçãos do governador, enquanto Amom tem a cobrança de seus eleitores por estar em cima do muro.

CPI da Semcom

Conforme antecipou ao Portal AM1 na semana passada, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), assinou, nesta segunda-feira (1º), o documento para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Semcom [Secretaria Municipal de Comunicação], que deve ser instalada na Casa. Com a assinatura de Caio, chega a 14 o número de vereadores que apoiam a CPI. Esse é o número mínimo necessário para que o pedido de abertura da Comissão seja analisado no plenário do Legislativo municipal.

Educação

Além da CPI da Semcom, que já conta com 14 assinaturas e pode ser aberta a qualquer momento, mais um movimento, desta vez formado por profissionais da Educação, chega à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para pressionar a gestão do município. Na semana passada, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que vai enviar uma proposta ao Legislativo municipal de reajuste salarial de 1,25%. Para a categoria, a proposta de reajuste é insuficiente. Nesta segunda-feira (1º), representares da Educação foram até a CMM pressionar os vereadores para não aprovarem a proposta do Executivo municipal.

Alerta

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) adverte que os gestores públicos da capital e do interior têm até 23h59 desta segunda-feira, 1º de abril, para fazer o envio da prestação de contas por meio do sistema E-contas. A pouco menos de 24 horas do fim do prazo final para a entrega das prestações de contas do ano de 2023, sete prefeitos do Amazonas ainda não enviaram o balancete anual. No total, a Corte contabiliza a ausência da documentação de 49 gestores.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJIq