Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Bolsonaro quer trocar Menezes por Pazuello: ‘a decisão será do presidente’

Coronel da reserva do Exército, conforme decisão de Bolsonaro, pode até ficar de fora da disputa pelo Senado em 2022

Bolsonaro quer trocar Menezes por Pazuello: ‘a decisão será do presidente’

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – O coronel da reserva Alfredo Menezes foi “deixado de lado” pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa por uma cadeira no Senado Federal pelo Amazonas. A declaração foi dada pelo próprio Menezes, em comunicado distribuído à imprensa nesta quinta-feira (4).

Segundo o coronel, ele teria sido preterido em favor do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde de Bolsonaro. No comunicado, Menezes disse que Pazuello pode disputar vaga pelo Amazonas, Roraima ou até pelo Rio de Janeiro. Além disso, Pazuello deve concorrer ou ao Senado ou a um governo de Estado, mas segundo Menezes, a decisão é do próprio Bolsonaro.

Leia mais: Ex-rivais, David Almeida e Coronel Menezes passeiam na Ponta Negra: ‘cuidando do corpo e da mente’

A escolha por Pazuello foi manifestada por Bolsonaro durante a visita do presidente à capital, em jantar na casa do ex-ministro da Saúde, no dia 26 de outubro. Na ocasião, também estiveram presentes o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o atual governador do Amazonas (Wilson Lima). Mesmo com a escolha pelo ex-ministro, Bolsonaro tem interesse de que Menezes também concorra a um cargo majoritário.

“A decisão será do próprio presidente. Estou pré-candidato ao Senado pelo Amazonas, mas se Bolsonaro tiver outros planos para mim, irei seguir. Caso o general Pazuello seja candidato pelo Amazonas, deveremos fazer uma dobradinha que será definida mais para a frente”, disse o coronel.

Histórico

O nome de Pazuello ainda é um dos mais bem-vistos pelos movimentos a favor do presidente Bolsonaro no Amazonas. Na visita de Bolsonaro a Manaus em abril de 2021, o ex-ministro veio na comitiva do presidente, e ao ser apresentado em evento no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, foi ovacionado e aclamado com o grito de “Pazuello Governador”. Na época, o próprio Menezes confirmou um ensaio para candidatura de Pazuello ao governo do Amazonas.

Amazonense, o general Eduardo Pazuello é filho do empresário amazonense Nissim Pazuello, que dá nome a uma escola de equitação no bairro de Adrianópolis, na Zona Sul de Manaus. O general do Exército também é neto do empresário judeu marroquino Abraham Pazuello, que trabalhou junto com Isaac Sabbá em importação e exportação no Amazonas durante as décadas de 1950 e 1960.

(*) Com informações do Blog do Mário Adolfo.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.