Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cenário

Mesmo com queda nos números, David Almeida prorroga situação de emergência por causa da Covid

O decreto teve início em janeiro deste ano, logo após David Almeida assumir o comando da prefeitura e vem sendo prorrogado há sete meses

Mesmo com queda nos números, David Almeida prorroga situação de emergência por causa da Covid

Foto: Divulgação

Manaus/AM – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), prorrogou por mais 180 dias o decreto municipal que declara situação de emergência na capital em razão da pandemia de covid-19. Atualmente, em Manaus, foram registrados 200.167 casos, do total de 420.524 em todo o Amazonas.

Entre outras coisas, o decreto leva em consideração que a cidade ainda não alcançou “o percentual desejável de pessoas imunizadas”. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 2.716.092 doses foram aplicadas no Amazonas, sendo 1.982.233 de primeira dose, 695.345 de segunda dose e 38.514 com dose única.

Com a prorrogação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem autorização para tomar providências como “planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas durante a situação de anormalidade”.

Leia mais: Prefeitura de Manaus desmente Amom e diz que denúncias não possuem fontes

Além disso, a gestão de David Almeida também poderá realiza contratações temporárias de profissionais, aquisição de bens, material e outros serviços necessários para o combate à pandemia, sem a necessidade do processo de licitação.

Vale destacar que este decreto municipal teve início em 5 de janeiro, em determinação do prefeito David Almeida, logo que assumiu a Prefeitura de Manaus. Naquele período, a capital enfrentava a segunda onda da pandemia, com explosão de novos casos e a crise da falta de oxigênio nos hospitais públicos e privados.

A prorrogação do decreto de David Almeida vai na contramão das ações tomadas pelo governo estadual – que já liberou o retorno das aulas 100% presenciais nas escolas da rede pública no Amazonas, além de autorizar restaurantes e lanchonetes a funcionarem com 75% da capacidade.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.