Manaus (AM) – O artista plástico Juarez Lima faleceu nesta sexta-feira (22), aos 58 anos, na Áustria, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele esteve no país europeu há cerca de quatro meses realizando trabalhos artísticos, quando ocorreu o AVC na terça-feira (19). Mesmo tendo sido internado e submetido a uma cirurgia, não resistiu ao procedimento.
Juarez Lima foi um dos grandes responsáveis pela renovação das alegorias no Festival de Parintins, marcando sua história com criações que ficarão eternizadas na memória do evento na ilha da magia. Entre suas alegorias mais icônicas, estão a Mãe Natureza, Ayma Sunhé, Serpente Dinahí e a Lendária Boitatá.
Em nota, o boi Caprichoso, atual campeão do festival, expressou pesar pela perda. “O boi Caprichoso lamenta profundamente a partida de Juarez Lima, um dos maiores nomes da arte parintinense. Juarez foi um mestre que produziu e formou gerações de artistas, deixando um legado que deixou para sempre”, afirmou. O bumbá decretou luto oficial de três dias.
“Sua genialidade ultrapassou fronteiras, levando o nome de Parintins aos carnavais de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, onde teve como grande inspiração o eterno Joãozinho Trinta. Por ironia do destino, aos 58 anos, ele nos deixa enquanto levava sua arte para além-fronteiras do país. Juarez Lima deixa um legado de beleza, devoção e orgulho que será eternamente lembrado pelo povo de Parintins e por todos os amantes do Festival.”
O boi Garantido também se manifestou, ressaltando o impacto de Juarez no festival. O boi vermelho e branco lembrou ainda da formação do artista com o mestre Jair Mendes, que o orientou a dominar a pintura e a criação de grandes alegorias.
“Juarez foi um dos responsáveis por revolucionar o festival, consolidando-se como um dos maiores artistas de sua história”, disse a nota.
(Foto: Reprodução/Redes sociais) Juarez Lima era viúvo e deixa dois filhos. Até o momento, não há informações sobre o transporte do corpo para o Brasil nem sobre velório e sepultamento.
LEIA MAIS:
- Autoridades lamentam a morte do artista parintinense Juarez Lima
- Caprichoso perdeu nos itens individuais: sinhazinha, amo do boi e porta-estandarte
- Morre, aos 32 anos, Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do boi Garantido
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.