Manaus (AM) – Em cerimônia realizada na manhã dessa quinta-feira (7), o auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, localizado na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), foi palco da posse do novo superintendente da Polícia Federal no estado, o delegado João Paulo Garrido Pimentel. O evento contou com a presença de diversas autoridades e foi prestigiado pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas e anfitriã da casa, Leda Mara Albuquerque, que compôs a mesa de honra.
A solenidade também destacou a importância da atuação da Polícia Federal no combate ao crime organizado e aos crimes ambientais na Amazônia. Em seu discurso, o novo superintendente ressaltou a necessidade de cooperação internacional para enfrentar o crime organizado, que cada vez mais se torna transnacional. “Com o aumento do fluxo de pessoas entre os países, é fundamental que haja uma transmissão rápida de conhecimento e de dados para que possamos combater, principalmente, os crimes ambientais, além do tráfico de drogas, armas e a corrupção”, afirmou o superintendente.
João Paulo Garrido Pimentel, nomeado em 14 de outubro, assumiu o cargo em substituição a Umberto Ramos, que agora ocupa um posto na Embaixada Brasileira em Milão, na Itália. Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pimentel também possui o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra.
Além da procuradora-geral de Justiça Leda Mara Albuquerque, a mesa de honra do evento foi composta por demais autoridades, incluindo: o diretor de gestão de pessoas da Polícia Federal, Guilherme Monseff de Biagi, representando o diretor-geral da instituição; o secretário de Estado e chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima; o senador Omar Aziz; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Roberto Cidade; a desembargadora Luisa Cristina da Costa Marques, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas; o procurador-chefe da União no Estado, André Petzold Dias; e o vice-almirante do 9º Distrito Naval, João Alberto de Araújo Lampert. O ex-superintendente Sérgio Fontes também compareceu, prestando sua homenagem ao novo dirigente da PF no Amazonas. Também marcaram presença a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Mendonça de Souza; e a secretária-geral Wandete de Oliveira Netto.
Durante a cerimônia, os presentes também puderam prestigiar no hall de entrada do auditório a exposição fotográfica “80 Anos de Polícia Federal”, que celebra o aniversário da instituição em 2024.
(*) Com informações do MPAM
LEIA MAIS:
- Nilda Silva de Sousa é promovida a procuradora de Justiça do MPAM
- MPF abre inquérito para investigar invasão e venda de terras indígenas no Amazonas
- PF realiza operação contra rede de tráfico e lavagem de dinheiro no Amazonas
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.