Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Ministro do STF determina prisão do ex-comandante da PM do DF

Ministro Alexandre de Moraes é relator de dois inquéritos no STF, que apuram o planejamento e a realização de atos antidemocráticos

Ministro do STF determina prisão do ex-comandante da PM do DF

(Foto: Carlos Moura/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (10), a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Fábio Augusto Vieira, responsável pela tropa que atuou durante os atos antidemocráticos, no domingo (8), contra o Congresso, o Palácio do Planalto e a Suprema Corte.

Vieira não está mais no comando da corporação. Ele foi exonerado, nessa segunda-feira (9), pelo interventor nomeado para a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretar intervenção federal na segurança pública do DF; o afastamento do governador Ibaneis Rocha, pelo prazo de 90 dias, foi determinado pelo ministro.

O ministro do STF disse, mais cedo, que todos aqueles que financiaram ou incentivaram os atos golpistas, seja por ação ou omissão, serão punidos no rigor da lei, além dos próprios vândalos que atacaram a Praça dos Três Poderes, no domingo.

Moraes é relator de dois inquéritos no STF, que apuram o planejamento e a realização de atos antidemocráticos por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: