Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

Moradores de Iranduba protestam contra prefeito Chico Doido

A população da cidade de Iranduba realiza protesto contra prefeito da cidade. A principal reivindicação é a revitalização da estrada Carlos Braga

Moradores de Iranduba protestam contra prefeito Chico Doido

(Divulgação)

Moradores do município de Iranduba, a 27 km de Manaus, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira, 12, em protesto contra o prefeito da cidade, Chico Doido ( DEM), para pedir melhorias para o município. De acordo com o vereador George Reis (PV), líder da oposição na Câmara de Iranduba, a principal reivindicação da população é a revitalização da estrada Carlos Braga.

(Divulgação)

“Os moradores pedem, principalmente, a revitalização da estrada Carlos Braga. A cidade encontra-se completamente abandonada, sem abastecimento normal de água. Nós temos aproximadamente 30 minutos de água pela manhã e 30 minutos de água pela tarde, devido a cidade ser abastecida por postos artesianos, além do município estar com a iluminação precária, o asfaltamento também está ruim, é muito buraco”, criticou o vereador.

Judicial 

Em fevereiro, após o desembargador Airton Gentil, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), em decisão monocrática anular a portaria que pretendia iniciar o processo de afastamento do prefeito de Iranduba (distante a 27km de Manaus), Francisco Gomes, mais conhecido como Chico Doido, a Câmara Municipal de Iranduba (CMI) ingressou com uma Agravo para barrar a decisão judicial e prosseguir com o processo contra Chico Doido.

O documento pede a concessão do pedido de cassação ao prefeito Chido Doido e apresenta razões buscando o provimento do Agravo Interno. “Em face da decisão monocrática de fls. 29/36 proferida nos autos do Mandado de Segurança em epígrafe movido por FRANCISCO GOMES DA SILVA, PREFEITO MUNICIPAL DE IRANDUBA, já qualificados nos autos, que concedeu o pedido liminar, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor. Nesses Termos, pede Deferimento.”

Leia mais 

Desembargador anula portaria que pretendia cassar prefeito de Iranduba

Vereadores de Iranduba votam parecer de cassação do prefeito Chico Doido

No dia 30 de janeiro o processo foi anulado após o prefeito de Iranduba ter entrado com recurso pedindo a suspensão das investigações. A Justiça Federal, através de liminar e em uma decisão monocrática do desembargador Airton Gentil, determinou a anulação da portaria que pretendia processar administrativamente Chico Doido.

De acordo com a liminar, os vereadores acolheram o pedido de cassação por votação de maioria simples (7 de 13 votos), quando o exigido por lei seria de dois terços.

A Câmara Municipal do município já havia iniciado procedimento de investigação contra Chico Doido no final de novembro de 2018, após receber denúncias da servidora pública, Roseane Corrêa. Dentre as acusações, estava ausência de repasses de mais de R$ 4,2 milhões ao órgão de previdência municipal INPREVI, recolhidos em 2017.

Denúncias

Em 12 de setembro de 2017, Chico Doido foi acusado de práticas irregulares na licitação de contratos de transporte escolar que envolvia um montante de R$ 7 milhões, revelando indícios de fraude no processo.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com o prefeito Chico Doido pelo número de terminação (xx) xxxx-x869, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

 

Veja mais fotos da manifestação: