Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Moradores de Pauiní resistem ao isolamento social

A população pauiniense ainda não se conscientizou do risco da covid-19, pois, continua a aglomeração de pessoas em mercado, feiras, casa lotérica e porto, preocupando órgãos de saúde do Município.

Moradores de Pauiní resistem ao isolamento social

Município de Pauini Fotos: Miquéias Rosa

Depois de oito dias da publicação do decreto sobre a suspensão por 15 dias de vários serviços não essenciais e toque de recolher no município de Pauiní, das  20h às 6h, a prefeitura está tendo muita dificuldade para que a população possa assimilar a importância de ficar em casa e se prevenir contra o vírus. No município, não há nenhuma suspeita ou confirmação do casos de covid-19.

A prefeita do município, Eliana de Oliveira Amorim (MDB), reforçou por meio de sua rede social a campanha “Fique em Casa” para estimular a permanência da população em suas residências e, assim, limitar as chances de contaminação.

“Em meio a essa pandemia devemos estar unidos para enfrentarmos esse mal que tem se alastrado pelo mundo, atingindo inclusive o território amazonense. Por isso, peço à nossa população que siga todas as orientações que foram repassadas para evitar um possível contágio”, declarou Eliana Amorim.

Leia maisAmazonas registra a sexta morte causada pelo novo coronavírus

A população pauiniense ainda não se conscientizou do risco da covid-19, pois, continua a aglomeração de pessoas em mercado, feiras, casa lotérica e porto, preocupando órgãos de saúde do Município.

“Estamos com equipes de orientação pela manhã, tarde e noite, mas está complicado, as pessoas continuam se aglomerando. O governo do estado não enviou nenhum respirador e nem teste rápido, nós notificamos um caso suspeito, ficamos monitorando essa pessoa, por 14 dias, ela foi diagnosticada com síndrome gripal, está bem, graças a Deus”, desabafou o coordenador da Vigilância Sanitária e epidemiológica do município de Pauiní, José Maria Vieira.

Quarentena Social

Moradores e visitantes que chegarem ao município serão abordados pela equipe de Vigilância Sanitária e Vigilância epidemiológica do município para verificar temperatura corporal, irão receber máscaras e assinarão um termo de compromisso afirmando que irão realizar o isolamento social pelo prazo de 7 a 14 dias dependendo do centro urbano pelo qual passou.

Segundo o decreto municipal de Nº 016/2020 PMP-GP, de 26 março de 2020, o descumprimento gerará multa de R$ 300,00 na primeira notificação e R$ 600,00 em caso de reincidência. Pessoas que estiverem circulando em veículos e motocicletas, terão seus veículos apreendidos.

Foto: Divulgação

Descumprimento

Segundo informações do coordenador da Vigilância Sanitária e epidemiológica do município de Pauini, José Maria Vieira, quatro pessoas já foram detidas por descumprirem o decreto. “Três motoristas estavam circulando na noite de ontem, 2, de moto pela cidade e foram conduzidos até a delegacia por descumprirem o toque de recolher. E na manhã de hoje, 3, um rapaz foi entregue a polícia por desobediência a quarentena social. Os desobedientes serão enquadrados pelo artigo 268 do Código Penal, que se refere a descumprir medida sanitária destinada a impedir propagação de doença contagiosa.”, disse José Maria.

Leia aqui na íntegra o decreto municipal