Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Moradores de Presidente Figueiredo pedem cassação de prefeito e vice

No segundo dia da 29ª Festa do Cupuaçu, manifestantes caminharam até o palco de shows do evento e protestaram contra a atual gestão municipal

Moradores de Presidente Figueiredo pedem cassação de prefeito e vice

Moradores pedem cassação de prefeito e vice (Reprodução/Facebook)

Cerca de 70 moradores do município de Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus, foram às ruas na tarde de ontem, 1º, manifestarem suas indignações contra o prefeito Romero Mendonça e seu vice, Mário Abrahão. A principal reivindicação da população, que também pedem a cassação do prefeito e do vice, é contra os gastos públicos da atual gestão.

Moradores pedem cassação de prefeito e vice (Reprodução/Facebook)

Organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Presidente Figueiredo, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), o protesto iniciou por volta das 15h desse sábado, na avenida Onça Pintada e seguiu em direção ao palco da Praça Vitória, local onde acontece a tradicional Festa do Cupuaçú. A festa teve início na sexta-feira, 31, e termina hoje, 2.

Veja também:

MP entra com recurso para cassar prefeito e vice de Presidente Figueiredo

O ato público foi também em repúdio às perseguições políticas, relatados pelos servidores públicos de Presidente Figueiredo, bem como, contra o assédio moral; opressão e ameaça aos servidores públicos; sonegação de direitos; humilhação e exploração dos trabalhadores; falta de assistência para os órgãos de Controle Social; falta de contratação de professores em escolas; descumprimento do calendário escolar; desrespeito à data-base da categoria; aplicação irregular do Fundeb no pagamento de horas extras; falta de materiais didáticos nas escolas; dentre outras demandas

Impeachment

Aos gritos de ‘fora Romero’, e com cartazes com os pedidos de ‘Impeachment já’, os manifestantes reivindicaram melhorias na cidade e pediram a saída, por meio de impeachment, do prefeito Romero Mendonça e do vice, Mário Abrahão, em frente ao palco de shows da Festa do Cupuaçú, no momento em que as programações da segunda noite de evento estavam iniciando.

Alegações

Em carta aberta à população, o movimento #VemPraRuaFigueiredo, alega que a população figueirense ‘vive um dos piores momentos da história do município’. “Uma gestão pública marcada por escândalos, denúncias, muitas liminares concedidas estranhamente pelo judiciário do Amazonas, falta de planejamento, descréditos, arrogância, falta de governabilidade”, diz a mensagem, que pede também, o fim da “corrupção, malversação e desvio do dinheiro público”.

Veja também:

Moradores de Presidente Figueiredo pedem impeachment de Romeiro Mendonça

Após manifestação, servidores são alvo de retaliações em Presidente Figueiredo

Câmara de Presidente Figueiredo recebeu denúncias contra Romeiro

Também em junho de 2018, o Romeiro se tornou no centro das atenções de uma representação ingressada por uma comitiva formada por sete advogados, na Câmara Municipal da cidade. Além dele, as informações de irregularidades também são atribuídas ao vice-prefeito Mário Jorge Abrahão (PDT). Na ocasião, os advogados pediram o afastamento do prefeito e seu vice.

Confira também:

Câmara de Presidente Figueiredo recebe quatro denúncias contra Romeiro

As quatro denúncias feitas pelos advogados, tratavam-se de aluguel irregular de imóvel, por parte da prefeitura; dispensa de licitação; superfaturamento em um pregão presencial para contratação de transporte escolar e serviços não prestados.