Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Moradores fecham rua após empresa tentar instalar medidores aéreos

Os moradores estavam com carros de som no início da rua desde o início desta manhã, protestando contra a instalação dos medidores

Moradores fecham rua após empresa tentar instalar medidores aéreos

Segundo os moradores da comunidade, a concessionária não comunicou sobre a instalação dos novos medidores (Foto: Dell Lima/Portal AM1)

Manaus (AM) – Após a Amazonas Energia tentar realizar a instalação dos medidores aéreos de energia elétrica, moradores fecharam a avenida Leonardo Malcher, no Centro de Manaus, em protesto, na manhã desta quinta-feira (23).

Os moradores da Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estavam com carros de som, desde o início desta manhã, manifestando-se contra a instalação dos medidores do Sistema de Medição Centralizado (SMC).

Segundo moradores, a concessionária chegou na manhã desta quinta, em uma comitiva, com seis carros da empresa, a fim de fazer a troca da fiação e a instalação dos novos medidores, porém, a comunidade declarou não aceitar.

De acordo com o morador da comunidade, Vander Reis, de 46 anos, a concessionária de energia elétrica não informou os moradores que fariam a instalação dos medidores nesta manhã.

“Há uma falta de respeito da empresa Amazonas Energia, que não comunicou os moradores da troca, seja de qual serviço for. Seja medidores, cavaletes, eles têm que comunicar!”, disse o segurança.

O morador também disse que ontem, na quarta-feira (22), a comunidade ficou sem energia e não foi realizada uma audiência pública com a população.

Um outro morador, Jorge Araújo, de 43 anos, reclamou que a comunidade não vai permitir a instalação dos medidores por considerar que não haverá nenhuma melhoria.

“Nós não permitimos esses medidores, porque é um grande absurdo. Nós não vemos melhoria nenhuma. É desproporcional para a sociedade, que a empresa chega na comunidade ‘metendo’ o pé na porta e nós não aceitamos”, afirmou.

O morador disse, ainda, que durante o dia falta o abastecimento de água para a população e à noite os consumidores ficam sem energia.

Conforme outro morador ouvido pela reportagem, Bled Rodrigues, a empresa teria informou sobre a troca dos medidores apenas para alguns comerciantes do local. Ele também afirmou que os moradores do bairro não vão aceitar o novo sistema.

“Não vamos aceitar, porque é algo irregular. A população não consegue controlar esse gasto. Esses medidores são muito mais sensíveis que os atuais”, afirmou.

“Hoje, uma pessoa que ganha um salário mínimo, não consegue se sustentar com aluguel, consumo de água [que agora é uma taxa de 100%, porque se você consome 100 reais de água, automaticamente, paga 100 reais de taxa de esgoto]”. Agora, com os novos medidores, o consumo é praticamente dobrado”, disse o morador.

O outro lado

Em nota, a Amazonas Energia informou que o serviço a ser realizado no local era de adequação de rede, como troca de equipamentos para reforçar a qualidade no fornecimento de energia. A empresa informou, ainda, que repudia qualquer forma de manifestação violenta.

Leia a nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a manifestação, a Amazonas Energia informa que o serviço a ser realizado no local era de adequação de rede, como troca de equipamentos para reforçar a qualidade no fornecimento de energia.

A Amazonas Energia repudia toda e qualquer forma de manifestação violenta, e que tomará sempre todas as medidas para inibir este tipo de prática, em respeito a seus clientes e colaboradores.

Reforçamos que frequentemente as pessoas vem hostilizando a empresa durante o serviço de manutenções de rotina, que são essenciais para a melhoria da qualidade do serviço.

Diariamente a Companhia realiza serviços de melhoria na rede elétrica na capital e interior, como troca de equipamentos como postes, transformadores, cruzetas, rede elétrica, entre outros, visando reforçar a qualidade na distribuição de energia no Estado.

Benefícios do Sistema de Medição Inteligente, o SMC

A Amazonas Energia continua instalando o SMC em algumas localidades de Manaus. Os medidores SMC funcionam com tecnologia de ponta, homologada pelo INMETRO, fazendo com que o consumo de energia seja medido remotamente, diretamente da central da distribuidora, proporcionando ao cliente o acompanhamento em tempo real de todo o seu consumo através de um terminal de leitura na sua residência, ou pelo telefone celular, de forma fácil e transparente.

Serviços como: religação, solução para quedas de energia e outros problemas serão resolvidos em um prazo muito mais rápido. Tão logo o problema ocorra, o sistema já comunica e as equipes já são acionadas para fazer o reparo. Isso mesmo antes que o consumidor informe a através do 0800.

Considerando que a distribuidora busca pela permanência de um serviço de qualidade que dificulte as ocorrências de desvios de energia, a empresa vem executando as obras de implantação do Sistema de Medição Centralizadas (SMC), de acordo com Resolução Normativa 1.000/2021, que em seu art. 242 e 243, tendo amparo legal para as instalações dos medidores, já decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), agindo dentro da legalidade.

Considerando que o SMC está presente em 14 estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí), sem nenhuma intercorrência em suas instalações, tais manifestações adotadas buscam transformar um ato legal em ato ilegal, tentando assim prejudicar o trabalho da empresa e ludibriar a população fazendo uma barreia àqueles que desviam energia elétrica.

Como se sabe, o furto de energia é uma prática delituosa que, além dos aspectos relacionados à segurança e integridade das pessoas, custa muito para aqueles consumidores que pagam regularmente as suas obrigações.

Com toda essa melhoria, a Amazonas Energia está buscando cada vez mais oferecer energia com qualidade para os nossos consumidores, através da realização de investimento e modernização de toda a sua linha de distribuição.

Manifestação dos moradores insatisfeitos:

Vídeo cedido pelo morador Blel Rodrigues.
Moradores fecharam rua após tentativa da empresa de instalar os equipamentos. (Vídeos: Juliana Batista/Portal AM1)

LEIA MAIS: