Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Moraes defende sistema eleitoral em posse no TSE: ‘segurança e transparência’

O ministro tomou posse como novo presidente do TSE em cerimônia que reuniu diversas autoridades em Brasília.

Moraes defende sistema eleitoral em posse no TSE: ‘segurança e transparência’

(Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

BRASÍLIA, DF – O ministro Alexandre de Moares iniciou seu discurso, ao tomar posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cumprimentando o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (16), em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades.

Também tomou posse como vice-presidente do TSE o ministro Ricardo Lewandowski. Ambos comandarão o tribunal durante as eleições de 2022. 

Durante o discurso, Alexandre de Moraes falou sobre a importância da Justiça Eleitoral – que neste ano completa 90 anos – para a manutenção da democracia, bem como reafirmou a segurança e sigilo do sistema eleitoral. Ele também garantiu que o TSE será “implacável” no combate às fake news.

(Foto: Divulgação/ TSE)

“A intervenção será mínima, porém célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas, ou divulgação de notícias falsas ou fraudulentas, principalmente daquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais, as chamadas fake news”, disse, sob aplausos.

Leia mais: Bolsonaro e Moraes sentam lado a lado, cochicham e riem em posse no TSE

No discurso, o mais novo presidente do TSE também disse que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão” e “liberdade de expressão não é propagação de discurso de ódio e preconceituosos”.

Antes, ele enalteceu o papel da Justiça Eleitoral na realização das eleições, destacando o papel da urna eletrônica. O ministro afirmou que atuará pelo fortalecimento das instituições e da democracia.

Leia mais: Lula e Sarney separam Dilma de Temer em posse de Moraes no TSE

“Somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, afirmou Moraes.

Autoridades

Além de Michelle, Bolsonaro estava acompanhado de seu filho, Carlos; e dos ministros Luiz Eduardo Ramos, Luiz Eduardo Ramos, Fabio Faria e Ciro Nogueira.

Lula chegou acompanhado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de seu advogado, Cristiano Zanin, e da ex-presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente Michel Temer (MDB) também estava presente no evento. Foi a primeira vez que ele encontrou Dilma após o impeachment de 2016. Além deles, os ex-presidentes José Sarney (MDB) e Fernando Collor (PTB) participaram da solenidade.