Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Mundo

Morte de Bin Laden e união estável de casais homoafetivos marcam semana

No dia 2 de maio, a morte do fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden, completa dez anos e em 2011 o STF reconheceu a união estável de casais homoafetivos

Morte de Bin Laden e união estável de casais homoafetivos marcam semana

Fotos: reprodução

A primeira semana (completa) do mês de maio de 2021 é marcada por mortes de nomes que entraram para a história de conflitos mundiais, nascimento de nomes importantes na arte do Brasil e por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu direitos a casais homoafetivos.

Já no dia 2 de maio, a morte do fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden completa dez anos. Nascido em uma rica família saudita, ele foi apontado como o principal responsável por ataques terroristas nas Torres Gêmeas e ao Pentágono no dia 11 de setembro de 2001. A morte de Bin Laden ocorreu após operação de forças norte-americanas no interior do Paquistão, em 2 de maio de 2011.

No dia 5 de maio, a morte do militar francês Napoleão Bonaparte completa 200 anos. Depois de liderar uma política expansionista da França no século 19 e ser derrotado por forças inglesas e russas, Napoleão morreu em 5 de maio de 2021, na Ilha de Santa Helena – onde ficou exilado por anos.

A primeira semana (completa) do mês de maio de 2021 é marcada por mortes de nomes que entraram para a história de conflitos mundiais, nascimento de nomes importantes na arte do Brasil e por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu direitos a casais homoafetivos.

Também no dia 5 de maio, uma importante decisão do STF completa dez anos. Neste dia, em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que casais homoafetivos poderiam ser incluídos no regime jurídico de união estável. A decisão, referendada por unanimidade, abriu caminho para que casais do mesmo sexo pudessem ter mais direitos desde então.

Leia mais: 27 anos de saudade: veja a trajetória e o legado de Ayrton Senna do Brasil

No meio artístico brasileiro, a semana é repleta de datas que celebram o nascimento de figuras marcantes. No dia 4, o músico Herbert Vianna completa 60 anos. Líder do grupo Os Paralamas do Sucesso, Herbert foi homenageado em algumas ocasiões por programas das Rádios EBC.

No mesmo dia, o nascimento do cineasta Rogério Sganzerla (falecido em 2004) completa 75 anos. Diretor do clássico O Bandido da Luz Vermelha (filme de 1968), ele acabou sendo conhecido como um dos maiores nomes de um movimento chamado Cinema Marginal que, em meio à ditadura, conseguiu ter um caráter transgressor do Brasil. Em 2016, o Portal EBC trouxe a biografia de Sganzerla.

A cantora Beth Carvalho (que morreu em 2019) também completaria 75 anos nesta semana. Nascida em 5 de maio de 1946, ela é um dos maiores nomes da história do samba e foi participou de alguns programas na TV Brasil.

A semana ainda tem o nascimento da humorista Zezé Macedo (que faleceu em 1999 e completaria 105 anos no dia 6 de maio) e da atriz Betty Faria, que completa 80 anos no dia 8 de maio.

Fora do “mundo artístico”, serão lembrados nos próximos dias o Dia Mundial da Língua Portuguesa (data ratificada pela Unesco em 2019) no dia 5 de maio, o Dia Nacional da Matemática no dia 6 de maio.

*Com informações da Agência Brasil