Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Notícias

Mortes por H1N1 chegam 21 e casos confirmados sobem para 72

O novo boletim epidemiológico da FVS informou que subiu para 318 o número casos da síndrome gripal grave no estado, e registrou quatro novas mortes.

Mortes por H1N1 chegam 21 e casos confirmados sobem para 72

(Divulgação)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, nesta sexta-feira, 8, novo boletim informando que subiu para 318 o número casos da síndrome gripal grave no estado, destes, 72 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 45 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Ainda conforme o boletim, já são 21 óbitos por H1N1 – 17 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins e um em Itacoatiara. Outros quatro óbitos foram confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo três de Manaus e um de Borba. Desta vez, um óbito em Manaus, por Parainfluenza tipo 3.

(Divulgação)

Dos 26 óbitos registrados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 69% apresentavam fator de risco, com destaque para pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas. E apenas nove dos pacientes que evoluíram para óbito utilizaram em algum momento do atendimento o antiviral oferecido gratuitamente na rede pública e particular da capital e do interior.

Cuidados

Recomenda-se a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, deve procurar o serviço de saúde para melhor avaliação.

 

 

 

*Com informações da assessoria