Manaus, 8 de dezembro de 2024
×
Manaus, 8 de dezembro de 2024

Cidades

Motociclistas de app querem faixa exclusiva para categoria nas ruas de Manaus

A categoria busca regulamentação específica para sua atividade, pois, anteriormente, os motociclistas por app ficaram de fora da lei que regulamenta taxistas, mototaxistas.

Motociclistas de app querem faixa exclusiva para categoria nas ruas de Manaus

(Foto: Celso Maia/Portal AM1)

Manaus (AM) – Em audiência pública promovida pela Prefeitura de Manaus nesta terça-feira (12), motociclistas por aplicativo reforçaram a demanda por uma faixa exclusiva para motocicletas nas ruas de Manaus. A reunião, realizada com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), debateu questões de segurança e regulamentação do setor.

“Então, nós queremos, sim, uma regulamentação para trazer segurança para nós, para trazer regulamentações ãopara nós. Mas o principal que queremos aqui é que a Prefeitura de Manaus traga segurança para todos os motociclistas, incluindo a criação de uma faixa exclusiva para motocicletas”, afirmou Gênesis Silva, representante da comissão de motociclistas por aplicativo.

O encontro aconteceu na sede do Executivo municipal, na zona Oeste de Manaus, e discutiu a criação de uma lei específica para regulamentar o trabalho dos profissionais. O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique, participou da audiência em nome do prefeito David Almeida, que estava em Brasília para tratar de recursos para obras de infraestrutura, mobilidade urbana e turismo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista, Paulo Henrique destacou a importância do evento para que as demandas da categoria sejam escutadas e que condições mais justas de trabalho possam ser asseguradas.

“Essa primeira audiência é para dar voz a todos. Como ouvimos apenas uma comissão, essa audiência permite que todos que queiram falar e expor suas dificuldades possam apresentar seus problemas. Vamos tomar nota, ouvir sugestões e a partir dessa primeira reunião começaremos a montar um diagnóstico de tudo o que acontece no serviço de motocicletas”, explicou o titular do IMMU.

Conforme a Prefeitura de Manaus, a nova legislação visa criar melhores condições de trabalho e assegurar maior proteção aos motociclistas e aos usuários. A audiência oferece uma oportunidade de reunir diversas perspectivas para a formulação de políticas públicas que atendam às demandas de um segmento em rápido crescimento na capital.

 

LEIA MAIS: