Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Política

Movimentos sociais não se intimidam e protestam contra Bolsonaro

Presidente veio a Manaus para participar da 287ª reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS)

Movimentos sociais não se intimidam e protestam contra Bolsonaro

Movimentos sociais não se intimidaram com a pressão das forças de segurança e protestaram contra o presidente. (Foto: Thaise Rocha)

Cerca de 200 pessoas de vinte entidades sociais realizaram uma manifestação, nesta quinta-feira,25, na Bola da Suframa, Zona Sul, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro.

Os grupos exibiam cartazes de “Lula Livre”, “Em defesa da Amazônia e Zona Franca”, “Privatizar faz mal ao Brasil”, entre outros. O protesto começou por volta das 5h da manhã e encerrou às 10h.

“Como nós deixamos claro, nosso intuito nunca foi impedir que o presidente fosse até a Suframa. Pelo contrário, nós queríamos que ele participasse sim da reunião e se comprometesse com a Zona Franca”, disse Yann Evanovick, coordenador da Frente Brasil Popular.

Agentes federais intimidaram

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para apurar a ação de três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que entraram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), na última terça-feira,23.

Câmeras de segurança registraram o momento que os agentes entraram no local, armados com fuzis, e questionaram sobre o planejamento do ato. Os policiais afirmaram que estavam no local a mando do Exército, porém o Comando Militar da Amazônia (CMA) nega qualquer envolvimento.

Já a PRF afirmou que não iria se manifestar sobre assunto. Mesmo com a intimidação, os coordenadores da manifestação mantiveram o protesto.