Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

MP apura se vice-prefeito de Humaitá promoveu aglomeração na pandemia

Denúncia aponta que Alexandre Perote promoveu aglomeração em reuniões públicas mesmo com decreto que proibia eventos no município

MP apura se vice-prefeito de Humaitá promoveu aglomeração na pandemia

Foto: reprodução Facebook

HUMAITÁ/AM- O vice-prefeito de Humaitá, Alexandre Perote (Republicanos) virou alvo do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por supostamente violar decretos sanitários para o combate à disseminação da covid-19. A denúncia aponta que o gestor promoveu aglomerações durante reuniões públicas realizadas em maio deste ano, período em estava proibido a realização de eventos no município.

Para investigar os atos do vice, o promotor de Justiça Weslei Machado instaurou uma Notícia de Fato, conforme mostra publicação no Diário Oficial do MP, na edição de segunda-feira (5).

Segundo o denunciante, as reuniões aconteceram entre os dias 26 e 28 de maio de 2021, no Distrito Realidade, logo após a proibição de eventos públicos em Humaitá. O decreto foi assinado pelo prefeito Dedei Lobo, do PSC, sendo publicado no Diário dos Municípios do Amazonas, em 21 de maio com vigência até 31 daquele mês. Veja documento no final da matéria.

Leia mais: Prefeitura de Humaitá terá que esclarecer mais de R$ 600 mil em compra de testes de covid

“Portanto, os encontros aconteceram dentro do período impeditivo. Devo lembrar que no ano de 2022 ocorrerão eleições gerais, onde certamente, o Deputado Estadual João Luiz concorrerá a sua reeleição e que o vice-prefeito é apoiado e apoiador desse político, visto que ambos são do mesmo Partido. Inclusive, esse deputado estadual pediu voto durante o período eleitoral 2020”, diz trecho da denúncia.

Com isso, o promotor determinou o prazo de vinte dias para que a Prefeitura Municipal de Humaitá envie ao MP as  cópias do Decreto Municipal n. 152/2021 e do Termo de Transmissão de Cargo n. 6/2021.

Machado também quer saber qual a data e qual o assunto da reunião realizada pelo vice Alexandre Perote, entre os dias 20 a 31 de maio de 2021, no Distrito Realidade.

Confira decreto na íntegra: