Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Eleições 2020

MP Eleitoral investiga Herivaneo Seixas por lavagem e ocultação de dinheiro na eleição

A denúncia partiu da Associação Transparência Humaitá ao Ministério Público Eleitoral

MP Eleitoral investiga Herivaneo Seixas por lavagem e ocultação de dinheiro na eleição

Foto: Reprodução

O prefeito de Humaitá, Herivaneo Vieira de Oliveira (PL), mais conhecido por ‘Herivâneo Seixas’ voltou a virar alvo do Ministério Público Eleitoral (MPE) por suposta prática de ilícitos durante as eleições 2020. A informação consta em uma aviso de Notícia de Fato, publicado no Diário Eletrônico do órgão, na segunda-feira (16).

Leia mais: Em Humaitá, candidatos a vereador são presos por propaganda irregular e compra de votos

A denúncia partiu da Associação Transparência Humaitá sob argumento de que o prefeito teria pago “grande quantia de dinheiro em espécie” para uma pessoa identificada apenas como ‘Paulo’. O suposto pagamento ocorreu em uma agência bancária no município, no último dia 7, data da realização de uma carreata em favor de Herivâneo.

Leia mais: MP Eleitoral investiga Herivaneo Seixas por gerar aglomeração de pessoas em Humaitá

Segundo o despacho assinado pelo promotor de Justiça Weslei Machado, a prática indica lavagem e ocultação de dinheiro de origem ilícita, ocorrido na disputa eleitoral. Candidato a reeleição neste pleito, Herivâneo foi derrotado nas urnas para Dedei Lobo (PSC), que conseguiu 43,37% dos votos válidos.

O promotor informou que “há a necessidade de realização de diligências investigativas para aferir a ocorrência de eventual ilícito criminal e, se for o caso, adoção das providências cabíveis”. Por conta disso, ele determinou a instauração de Notícia de Fato para que a denúncia seja apreciada pelo órgão.

A agência bancária também dever ser notificada para disponibilizar a cópia do registro em vídeo do circuito interno de monitoramento relativo ao dia 7 de novembro, entre os períodos de 9h50 a 10h50.

O promotor destaca, ainda, que denúncia não envolve o estabelecimento.