Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

MPF investiga se Ipaam liberou desmatamento de 1200 hectares

O inquérito se originou de uma investigação iniciada em março de 2018, após o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectar o desmatamento

MPF investiga se Ipaam liberou desmatamento de 1200 hectares

(Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas converteu o procedimento preparatório em inquérito civil, para investigar o desmatamento de 1200 hectares no município de Apuí, a 1.098 quilômetros de Manaus, ocorrido em março de 2018 e detectado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A portaria com a informação foi publicada no Diário Oficial do MPF desta quarta-feira, 31, e assinada pelo Procurador da República em substituição ao 13º Ofício, Henrique de Sá Valadão Lopes.

O procurador solicitou que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), forneça explicações, no prazo de 15 dias, sobre a possível autorização para o desmatamento em imóvel situado no município de Apuí, abrangendo 1200 hectares.

Henrique de Sá quer explicações, também, se o imóvel rural conta com licenciamento ambiental regular, cabendo ao Ipaam indicar a atividade econômica licenciada; quem foi a pessoa física ou jurídica favorecida com eventual autorização de desmatamento de vegetação e/ou licença ambiental no local.

Veja a publicação: