Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

MPF investiga volta de garimpeiros ao Rio Madeira, no AM

Há menos de oito meses, houve uma invasão de garimpeiros que formarem uma "cidade flutuante" no Rio Madeira

MPF investiga volta de garimpeiros ao Rio Madeira, no AM

(Foto: Reprodução/ AFP/Youtube)

MANAUS – O Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) instaurou nesta quarta-feira (13) um procedimento para investigar o retorno de balsas de garimpo ilegal no Rio Madeira. Há menos de oito meses, houve uma invasão de garimpeiros que formaram uma “cidade flutuante” no Rio Madeira.

Conforme o Poder 360, o MPF afirmou que o “procedimento seguirá para provocar as autoridades de investigação policial e de fiscalização administrativa; mas os detalhes estão sob sigilo para preservar a utilidade da apuração”.

Leia mais: Vídeo: balsas de garimpo ilegal são instaladas no Rio Madeira, a apenas 120km de Manaus

O MPF ainda afirmou que a instauração de procedimento para apuração do caso foi motivada por denúncias apresentadas por meio de matérias jornalísticas. Em geral, os grupos de garimpeiros praticam a extração de ouro na região.

Conforme o Greenpeace Brasil, as embarcações estão na foz do Rio Madeira, perto do município de Borba. A porta-voz da organização, Danicley de Aguiar, disse que a “ausência de uma política de desenvolvimento regional” permite o retorno do garimpo ilegal à região.