Manaus, 29 de maio de 2024
×
Manaus, 29 de maio de 2024

Cenário

Na CMM, Shádia Fraxe explica sobre o chamamento dos aprovados no concurso da Semsa

Shadia afirmou que continuam no prazo e, até junho ou julho, todos os aprovados serão chamados.

Na CMM, Shádia Fraxe explica sobre o chamamento dos aprovados no concurso da Semsa

(Foto: Lucas Costa/ divulgação assessoria)

Manaus (AM) – O vereador Elan Alencar (DC), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), relatou que a presença da secretária Shádia Fraxe, durante sessão plenária desta terça-feira (7), foi para tratar das nomeações do concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Conforme o presidente da Comissão de Saúde, o vereador Rodrigo Guedes (PP) fez um requerimento convidando a secretária à Casa legislativa a fim de esclarecer sobre o andamento do chamamento das pessoas que foram aprovadas, sendo, no total, 404 pessoas que ainda devem ser chamadas.

A secretária Shádia Fraxe afirmou que, mesmo diante de uma pandemia, a Semsa conseguiu fazer um concurso público; porém, na época da pandemia, houve uma determinação que só poderia ser feito um concurso para vagas de vacância – o que significa condição ou estado que não se encontra preenchido. Sendo ofertadas 2.001 vagas e os candidatos aprovados com nota de aprovação foram 1.996 candidatos. Desses, o órgão já chamou 1.592 servidores até o momento, que já estão exercendo sua função.

Shádia afirmou que continuam no prazo para a convocação dos aprovados que estão no cadastro de reserva, e que, até junho ou julho, todos os aprovados serão chamados. Restando apenas duas categorias a serem chamadas, sendo os técnicos de enfermagem de 30 horas, e os técnicos de enfermagem 40 horas.

“Se a gente for contar quantas pessoas a gente já chamou no concurso, já foram mais de 100%, quase 2.200 servidores, sendo que 384 desses servidores que entraram já pediram exoneração. Inclusive, agora, também chamaremos 45 dentistas, que são do cadastro de reserva. Porque a Semsa Manaus ampliou a cobertura da atenção básica, e foram inauguradas unidades porte 4, que cada unidade tem 4 consultórios odontológicos e precisamos de profissionais, pela necessidade do serviço. Mas, até julho, no máximo, todos serão chamados”, informou Shádia Fraxe.

O vereador Rodrigo Guedes (PP) perguntou qual o planejamento da Prefeitura de Manaus em relação ao cadastro reserva, Shadia disse que a prefeitura pode ou não chamar esses candidatos aprovados no concurso.

“A gestão pode ou não chamar o cadastro de reserva, como nós tivemos, quantidades de vagas limitadas e a gente sabe que um serviço público que não tem um concurso desde 2012. Será necessário a gente fazer um planejamento de observar aonde a população de Manaus precisa ser atendida. Neste momento, os cadastros de reserva têm sido para dentistas. Cada unidade porte 4 tem 4 consultórios odontológicos. Então o cadastro de reserva precisa obedecer e cumprir o que o serviço necessita e beneficiará a população de Manaus”, destacou.

Concurso da Semsa

As 2.001 vagas ofertadas no concurso público da Semsa foram distribuídas em três editais, sendo 124 do Edital n.º 01/2022, para cargos de médico especialista em saúde; 1.822 do Edital n.º 02/2022, para cargos diversos de especialista e assistente em saúde, de níveis médio, médio técnico e superior; e 55 do Edital n.º 03/2022, para cargos de assistente em saúde, condutores de motolância e condutores de ambulância, de nível médio.

Mais da metade dos aprovados no certame, realizado nos meses de abril e junho de 2022, já tomaram posse em seus cargos e estão atualmente em atividade nas unidades da Semsa.

 

LEIA MAIS: