Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Na Sedecti e cotado para Suframa, Pauderney diz preferir ‘secretaria de província’

Pauderney foi um dos indicados por Omar Aziz para acompanhar a elaboração do projeto da nova reforma tributária

Na Sedecti e cotado para Suframa, Pauderney diz preferir ‘secretaria de província’

Pauderney Avelino assumiu a Sedectc (Foto: Facebook/Reprodução)

O secretário Pauderney Avelino (União Brasil), do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) garantiu nesta sexta-feira (27) que não articula para assumir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Pauderney, que estava no aeroporto embarcando para Brasília, disse ao Portal AM1 que assumiu a Sedecti recentemente e não pensa em deixar o cargo.

“A questão é que estou em uma simples secretaria de província e cabe, a quem for escolhido, atender todos os requisitos para fazer o trabalho na Suframa”, disse o secretário que não quis especular sobre o nome que poderia assumir a Superintendência.

Nome forte no meio empresarial e na política, Pauderney possui os requisitos para o cargo; um deles é a proximidade com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com quem se reuniu no dia 20 de janeiro, justamente para tratar sobre a Zona Franca de Manaus.

Alckmin disse ao secretário que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve adotar medidas que prejudiquem setores da economia nacional.

Pauderney foi um dos indicados pelo senador Omar Aziz para acompanhar a elaboração da proposta da nova reforma tributária, para que a Zona Franca de Manaus (ZFM) não saia prejudicada pela meta do governo de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Nomes cotados

Além de Pauderney Avelino, os nomes cotados para superintendentes são o deputado José Ricardo (PT), que não se reelegeu para a Câmara Federal e tem apoio dos diversos sindicatos locais.

Outro nome é do ex-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Orsine Rufino Júnior PSD), que também concorreu para deputado federal, mas não se elegeu.

Funcionária de carreira assume interinamente

A economista Ana Maria Souza, atual superintendente-adjunta Executiva, substituta, deve desempenhar as atribuições regimentais de superintendente da Zona Franca de Manaus até a nomeação de um novo titular.

O nome de Ana Maria foi divulgado após a Suframa receber parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), definindo que o servidor substituto do cargo de Superintendente Adjunto Executivo (SAE) pode assumir as atribuições do superintendente da Suframa, no caso de vacância do titular.

LEIA MAIS: