Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Na segunda noite, Garantido traz diversidade para Bumbódromo

O Boi do Povão volta a abrir o Festival Folclórico de Parintins neste domingo (02), última noite do evento.

Na segunda noite, Garantido traz diversidade para Bumbódromo

(Foto: Lucas Silva/Secom)

Parintins (AM) – Em uma noite com diversidade no tema e cores, a galera vibrou ao som dos clássicos do boi Garantido nesse sábado (1º), na segunda noite do 56º Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. O tema que leva o próprio nome do bumbá “Garantido por Toda Vida” levou ao público a mensagem de manutenção da vida.

Para o presidente da Comissão de Artes da agremiação, Allan Rodrigues, é necessário abordar a diversidade tendo em vista que a Amazônia é um dos locais onde houve a maior mistura étnica do Brasil. Allan reforça a importância da Amazônia também ser uma terra de tolerância para que possamos viver em paz e harmonia.

“Nós temos que celebrar a diversidade porque dentro dessa celebração, dentro do entendimento de que todos têm direito de ser, de crer e viver as suas vidas e amar como quiserem, está aí a chave para uma sociedade de justiça e paz”, disse Rodrigues.

A Cunhã-Poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, foi um destaque no segundo dia com sua indumentária se transformando em uma arara vermelha. Isabelle afirmou que defender o item tem o sentimento de gratidão. “Superação. Esse é o maior sentimento que a gente tem. Superação e gratidão”, ressaltou.

No decorrer da apresentação, a cantora Márcia Siqueira versou junto com o Amo do Boi, João Paulo Faria, um momento de muita emoção para a galera vermelha e branca. No momento da evolução da Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, um balé de homens e mulheres com saias, acompanhava a filha do Dono da Fazenda, colocando em prática o discurso sobre diversidade proposto pelo bumbá.

Festival

O 56º Festival Folclórico de Parintins, que sempre acontece no último fim de semana do mês de junho, é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Neste ano, o evento foca em três pilares: cultura, turismo e sustentabilidade.

As apresentações tiveram início no dia 30 de junho (sexta-feira) e seguem até este domingo, 2 de julho. Mais de 120 mil pessoas devem passar pela ilha no período do evento, movimentando cerca de R$ 120 milhões na economia de Parintins e das cidades do entorno, segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: