Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cidades

Não vacinados representam 67% dos internados com covid em UTIs no AM

Entre pacientes internados nos leitos clínicos do Amazonas, 54% não receberam nenhuma dose do imunizante contra a covid-19 ou não completaram o esquema vacinal

Não vacinados representam 67% dos internados com covid em UTIs no AM

Foto: Divulgação/ Secom

Manaus, AM – A explosão dos casos de covid-19 no Amazonas – nos primeiros dias de 2022 – tem levado a população a lotar hospitais em busca de atendimento médico. No entanto, com quase um ano de campanha de vacinação contra a covid-19, cerca de 100 mil pessoas decidiram não se vacinar contra a doença, somente em Manaus, e são essas pessoas que mais ocupam leitos em unidades de saúde.

Entre pacientes internados nos leitos clínicos nos hospitais do Amazonas, 54% não receberam nenhuma dose do imunizante contra a covid-19 ou não completaram o esquema vacinal. O número aumenta entre pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 67% dos internados que não se vacinaram ou que não tomaram as duas doses do imunizante.

Os dados foram compartilhados nas redes sociais pelo secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, que destacou que é necessário se vacinar ou completar o esquema vacinal a fim de se proteger da doença. “Os pacientes, as pessoas não vacinadas, complicam e necessitam mais de internação do que os vacinados. Lembre-se: a vacina é a única arma que nós temos para combater esse vírus. Vacinem-se!”, ressaltou.

Leia mais: Covid: cartórios registraram oito mortes de crianças desde o início da pandemia no AM

Covid
Foto: Bruno Zanardo/ Secom

A alta de casos ocorre durante o avanço da variante Ômicron no Brasil. O Amazonas já registrou 22 casos da nova variante. Além disso, enquanto o Estado vive uma nova onda de casos de covid-19, também precisa enfrentar um surto de gripe, que tem levado os pacientes a lotarem unidades de saúde.

Nessa quarta-feira (12), o Amazonas chegou à marca de 1.659 novos casos da doença em 24 horas, sendo 1.483 somente em Manaus. No mesmo período, em dezembro, o Estado registrou apenas 125 novos casos. Os dados são do boletim diário da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Apesar da alta dos casos de covid-19, o aumento não é o mesmo em relação às mortes pela doença. Segundo o boletim, desde o início da semana, o Amazonas registrou apenas seis mortes pelo novo coronavírus, até esta quinta-feira (13).

Leia mais: Primeiro lote de vacina infantil contra covid chega ao Brasil

Em Manaus, quase 75% dos amazonenses já completaram o esquema vacinal, de acordo com os dados da FVS-RCP. Apesar do número ser avançado, aproximadamente 100 mil pessoas ainda não receberam nenhuma dose do imunizante e mais de 200 mil pessoas não retornaram aos postos para tomar a segunda dose, conforme informações da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Vale lembrar que a vacinação está aberta para adolescentes de 12 a 17 anos, além de maiores de 18 anos. A vacinação de crianças entre 5 a 11 anos também deve começar no Amazonas, uma vez que as doses do imunizante infantil da Pfizer chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (13), onde estão destinados 2,77% do lote para o Estado.

Internações

Conforme informações do boletim diário, Manaus tem 123 pacientes internados com covid-19, sendo 89 em leitos clínicos (10 na rede privada e 79 na rede pública), 33 em UTI (3 na rede privada e 30 na rede pública) e 1 em sala vermelha.

Ainda na edição de quarta-feira (12), entre as 40 novas internações, 15 são gestantes/puérperas atendidas na unidade de referência do Amazonas, diagnosticadas positivas para doença, por meio da estratégia de testagem. Destas, 13 foram internadas por razões obstétricas e 2 por covid-19; desse total de 15 novas internações de grávidas, 6 apresentam sintomas leves e 9 estão assintomáticas.

Há ainda outros 9 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 7 estão em leitos clínicos na rede privada, 2 estão em UTI (1 na rede privada e 1 na rede pública).

Também há outros 30 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Desses, 1 está em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 29 em leitos clínicos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

fato