Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Mundo

Nasa consegue extrair oxigênio respirável em Marte

A operação conseguiu produzir cerca de cinco gramas de oxigênio, o que equivale a 10 minutos de respiração para um astronauta

Nasa consegue extrair oxigênio respirável em Marte

Foto: NASA/JPL-CALTECH/VIA REUTERS

ESTADOS UNIDOS, EUA – Mais um feito extraterreste realizado pela Nasa (Agência Espacial Estadunidense) em Marte. A agência divulgou nesta quarta-feira (21) que a mais recente missão conseguiu converter dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio respirável.

A ação aconteceu na terça-feira (20). Com ajuda do Perseverance, jipe que está em Marte desde 18 de fevereiro, teve um dispositivo experimental anexado a ele.

Em sua primeira tentativa, o dispositivo chamado de Moxie (Experimento de Utilização de Recurso de Oxigenio Marciano In-Situ) conseguiu produzir cerca de cinco gramas de oxigênio, o que equivale a 10 minutos de respiração para um astronauta, informou Nasa.

O feito, apesar de modesto, conseguiu realizar a primeira extração de recurso natural do meio ambiente de um outro planeta para uso humano.

Leia mais: Histórico! Nasa realiza primeiro voo em Marte, em abril

“O Moxie não é só o primeiro instrumento a produzir oxigênio em outro mundo”, disse a diretora de demonstrações tecnológicas do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, Trudy Kortes em comunicado.

Trudy classificou o ato que irá ajudar missões futuras a “viverem dos frutos da terra”.

Como a Moxie funciona?

Funciona como eletrólise, ele absorve o calor extremo e separa os átomos de oxigênio de moléculas de dióxido de carbono, que representa cerca de 95% da atmosfera marciana – o oxigênio só existe em Marte em quantidade ínfima.

(*) Com informações R7