Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Esportes

Natação: Bruno Fratus alcança índice olímpico nos 50 metros livre

Vaga da natação brasileira para os Jogos Olímpicos será definida em seletiva no dia 19 de abril, no Rio de Janeiro

Natação: Bruno Fratus alcança índice olímpico nos 50 metros livre

Fratus é o primeiro brasileiro a conseguir marca individual para os Jogos de Tóquio. Foto: Sátiro Sodré/CBDA

MISSION VIEJO, CA – Nadando nos Estados Unidos, o brasileiro Bruno Fratus, de 31 anos, atingiu o índice olímpico na prova dos 50 metros estilo livre, ao vencer a etapa de Mission Viejo, na Califórnia, do circuito TYR Pro Swim Series, com o tempo de 21s80. A marca estabelecida pela Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina)era de 22s01.

Fratus ainda não tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, pois a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmará os brasileiros classificados a partir da seletiva que acontecerá entre os dias 19 e 24 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Estarão garantidos o campeão e o vice de cada prova, desde que alcancem o chamado índice A estabelecido pela Fina.

No caso dos 50 metros estilo livre, a marca é justamente a que Fratus superou neste sábado. Para ficar de fora da Olimpíada, o tempo de Fratus deverá ser batido por outros dois atletas brasileiros na final A.

Leia mais: Olimpíadas: atletas comentam sobre a não participação do público estrangeiro

O brasileiro obteve autorização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para buscar o índice nas competições do circuito americano, já que mora e compete nos Estados Unidos. Na sexta-feira, Fratus já havia superado a marca necessária na semifinal do evento, registrando 21s73. Porém, para validar a marca, ele deveria alcançá-la na final.

No sábado, Fratus deixou para trás ninguém menos que Caeleb Dressel, um dos principais nomes da natação mundial e detentor do recorde mundial dos 50 metros estilo livre em piscina curta, com 20s16 (a competição foi disputada em piscina longa, onde o recorde é do brasileiro César Cielo, com 20s91). Dressel terminou em segundo, com o tempo de 21s83.

O Brasil já tinha vaga assegurada na natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas apenas nos revezamentos masculinos das provas 4×100 metros estilo livre, 4×200 metros estilo livre e 4×100 metros medley.

(*) Com informações da Agência Brasil.