Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Nicolás Maduro desiste de vir ao Brasil para posse de Lula

A Venezuela deve ser representada pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodrigues

Nicolás Maduro desiste de vir ao Brasil para posse de Lula

O presidente da Venezuela vai desfalcar a lista de líderes que vão participar da cerimônia. (Foto: Reprodução/redes sociais

SÃO PAULO – A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá as presenças de 18 chefes de Estado estrangeiros, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores atualizadas até o final da manhã deste domingo (1º). A lista já não inclui o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que decidiu não vir ao evento.

Estão confirmados os chefes de Estado de Portugal, Argentina, Timor Leste, Cabo Verde, Alemanha, Espanha, Guiné-Bissau, Colômbia, Uruguai, Equador, Angola, Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana, Suriname, Honduras e México.

Maduro chegou a confirmar presença na posse de Lula, mas desistiu de vir ao Brasil neste domingo. A Venezuela deve ser representada pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodrigues.

Leia mais: Lula e Alckmin assumem Presidência da República neste domingo

O motivo da desistência teria sido sanções americanas impostas sobre qualquer empresa que mantenha relações comerciais com o governo de Nicolas Maduro. Por conta do embargo, empresas que reabasteceriam o avião de Maduro para permitir que ele volte ao seu país poderiam ser punidas pelo governo americano, impedindo que tais companhias possam operar em território americano ou mesmo que usem o sistema financeiro dos EUA.

Leia mais: Maduro, Ortega e Diaz-Canel parabenizam Lula

Também são esperados cinco vice-presidentes, como os de China e Cuba, e quatro chefes de governo, como o primeiro-ministro do Marrocos.

Há ainda enviados de outros níveis hierárquicos. Os Estados Unidos e a União Europeia, por exemplo, terão enviados especiais de nível ministerial – no caso americano, será a Secretária do Interior, Deb Haaland, que já está no Brasil, e que postou em seu perfil no Twitter uma foto com a futura presidente da Funai, Joenia Wapichana.

(*) Com informações da Agência Estado