Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

No AM, 45,5% dos pacientes faltaram às consultas agendadas em 2022

Secretaria de Saúde reforça a importância de a população não faltar às consultas e manter os dados atualizados

No AM, 45,5% dos pacientes faltaram às consultas agendadas em 2022

Pacientes devem atualizar dados no Sisreg (Foto: Arquivo/Secom)

MANAUS – Em 2022, foi registrada uma taxa de 45,5% de falta dos pacientes a exames e consultadas agendados no Sistema Nacional de Regulação (SISREG). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), nesta segunda-feira (30).

Segundo a SES-AM, esse tipo de atitude é prejudicial tanto para o sistema quanto para aqueles usuários que deixam de receber atendimento – o que gera custos e perda de eficiência para o Estado, além do aumento das filas, pois novas consultas poderiam ser agendadas nesses horários.

Ainda segundo a Secretaria, é necessário que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estejam com os dados como: telefone, endereço e quadro clínico atualizados, para que o Complexo Regulador do Amazonas possa entrar em contato e informar sobre o agendamento de exames e consultas na rede estadual de saúde.

Para a atualização dos dados, o paciente deve procurar a unidade de saúde onde solicitou seus exames e consultas e solicita a mudança nas informações. Para isso, precisa ter em mãos o Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência, e documento original com foto.

Contato com o usuário

Os dados são necessários para o pleno funcionamento de ações do Estado para manter uma linha direta de comunicação com o cidadão, como o aplicativo “Saúde Amazonas” e a Central de Atendimento. Por meio do aplicativo, o usuário pode verificar suas solicitações de procedimentos ou consultas, que estarão sinalizados com a data e o horário do atendimento agendado, e confirmar ou não o comparecimento.

Em operação desde março de 2022, a central contabiliza mais de 300 contatos por dia e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no modelo call center.

Regulação

Todas as unidades de saúde das redes estadual e municipal, além de prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), estão integradas, seja por telefone ou via internet, a um sistema específico – o Sistema de Regulação (SISREG) – desenvolvido pelo Datasus e utilizado em diversas cidades brasileiras.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: