Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

No AM, sindicatos defendem piso salarial a profissionais da imprensa

A proposta sugere o piso salarial dos jornalistas e radialistas em três salários mínimos e meio (R$ 4.620,00).

No AM, sindicatos defendem piso salarial a profissionais da imprensa

(Foto: Nando Fernandes/Assessoria/ALEAM)

Manaus (AM) – Após apresentação do projeto de lei do deputado Mário César Filho, sobre a criação do Piso Salarial para jornalistas no estado do Amazonas, o presidente do Sindicato de Jornalistas, Wilson Reis, e o vice-presidente do Sindicato de Radialistas no Amazonas, Elias Emanuel, defenderam ontem (6) o PL.

Em Cessão de Tempo, Mário César justificou a indicação encaminhada ao governo estadual, e acredita que o governador Wilson Lima, através de mensagem do Poder Executivo, encaminhe o projeto para a Casa Legislativa.

De acordo com assessoria do parlamentar, a indicação encaminhada através de requerimento ao governador Wilson Lima, é fruto de tratativas entre o deputado Mário César (União Brasil – UB/AM) e os sindicatos que representam as duas categorias no Estado.

“A gente sabe que o piso dos jornalistas e radialistas, não é regulamentado, e sim, um acordo entre os sindicatos e as empresas. Por isso, entrei com um indicativo, para que o governo do Estado, através de uma mensagem governamental, encaminhe o projeto para Casa Legislativa”, ressaltou.

Na proposta, o parlamentar sugeriu a criação de piso salarial dos jornalistas e radialistas, em três salários mínimos e meio, o que daria R$ 4.620,00.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas, Wilson Reis, mostrou-se otimista quanto à conquista do Piso Salarial para a categoria, que segundo ele, ainda convive com a realidade dos baixos salários.

“O histórico de lutas permeia a vida do jornalista brasileiro. No Amazonas, a conquista do Piso deverá melhorar a massa salarial no Estado e será elemento de motivação e incentivo aos profissionais. É preciso valorizar o trabalho desenvolvido todos os dias pelos jornalistas e radialistas que atuam no Estado. Dignidade passa por melhores salários e condições de trabalho”, afirmou.

Mobilização

Para os representantes das categorias, as duas entidades irão continuar mobilizando as direções para acompanhar a tramitação da indicação realizada pelo representante da Casa Legislativa, o deputado Mário César.

Ambos são unânimes em considerar que a conquista do Piso Salarial está mediada pela capacidade de mobilização dos profissionais no Amazonas.

 

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Deputado pede criação de piso salarial para jornalistas e radialistas do AM

Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

STF deve finalizar neste sábado julgamento sobre piso salarial da enfermagem