Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

No Amazonas, 12º município decreta emergência por conta da cheia dos rios

Moradores do município estão sendo prejudicados, uma vez que a inundação destrói plantações, criações, casas e estabelecimentos

No Amazonas, 12º município decreta emergência por conta da cheia dos rios

Foto: Reprodução/Facebook

Tapauá é o 12º município a declarar que sofre situações emergenciais por conta da cheia dos rios no interior do Amazonas. Nesta segunda-feira (22), o prefeito Gamaliel Andrade de Almeida (PSC) publicou no Diário Oficial dos Municípios (DOM) o decreto de situação de emergência na cidade, que enfrenta a cheia do rio Purus e seus afluentes.

Moradores do município estão sendo prejudicados, uma vez que a inundação destrói plantações, criações, casas e estabelecimentos. Os alagamentos têm causado sérios danos à população e ocasionado diversos problemas sociais e ambientais. Desde o início do mês, o município já estava em estado de alerta devido a cheia.

Leia mais: Itamarati é o 11º município a decretar calamidade pública por conta da cheia no AM

De acordo com o prefeito, a enchente dos rios afetou Tapauá de forma mais volumosa que o normal. A prefeitura realizou um mapeamento nas áreas de risco de inundação mais críticas da cidade e está construindo passarelas suspensas, para amenizar os impactos causados pela cheia do Rio Purus, possibilitando a locomoção dos moradores da Baixada Norte.

Na semana passada, o prefeito Gamaliel publicou nas redes sociais vídeo em que aparece visitando as comunidades na parte de baixo do rio Purus, com o objetivo de verificar a situação da enchente do rio e analisar as demandas das comunidades.

Além das inundações, o município enfrenta, ainda, a pandemia de covid-19. Por lá, 1.681 pessoas foram diagnosticada com a doença e 19 já vieram a óbito. E 2.172 pessoas já foram vacinadas contra o vírus.

Leia mais: Boca do Acre interrompe fornecimento de água e mais de 3 mil famílias são afetadas

A cheia dos rios não é um problema enfrentado apenas por Tapauá. Outros municípios que também já decretaram situação de emergência e estão sofrendo com as chuvas e alagamentos são: Boca do Acre; Beruri; Careiro; Nova Olinda do Norte; Itacoatiara; Autazes; Coari; Guajará; Lábrea; Santa Izabel do Rio Negro; e Itamarati.