Manaus – Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão hoje (12) e amanhã (13) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de mil unidades prisionais de 577 municípios. No Amazonas, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) são 521 internos da capital e de sete municípios: Coari, Humaitá, Maués, Parintins, Tefé, Tabatinga e de duas unidades prisionais em Itacoatiara.
O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Os participantes com mais de 18 anos poderão utilizar o desempenho como mecanismo para acesso à educação Superior.
Já os menores de 18 anos, considerados ‘treineiros’, só poderão utilizar os seus resultados individuais para a autoavaliação de conhecimentos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 197 mil pessoas presas e jovens sob medida socioeducativa já participaram do exame entre 2011 e 2016.
Segunda aplicação
Também será realizado hoje e amanhã o Enem para os participantes que tiveram direito a uma segunda aplicação do exame.
O Inep estima a participação de 3.606 inscritos, que prestarão os exames em 34 locais de 27 municípios.
Entre os motivos para a segunda aplicação estão a interrupção do fornecimento de luz, que afetou 3.574 participantes de nove locais, em Olinda (PE), Teresina (PI) e Uruaçu (GO). Outros cinco casos são de atendimentos a demandas judiciais e 27 resultam de deferimentos da Comissão de Demandas para atender a participantes que tiveram problemas diversos.
Encceja
Nos dias 19 e 20 de dezembro serão realizadas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL). Segundo o Depen, mais de 74 mil presos vão prestar o exame.
* Da Redação e Agências
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.