Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Mundo

No mundo, boletins de urna apontam vitória de Lula na Austrália e Nova Zelândia

Na Europa, filas quilométricas estão sendo registradas e compartilhadas pelos eleitores nas redes sociais

No mundo, boletins de urna apontam vitória de Lula na Austrália e Nova Zelândia

Foto: Ricardo Stuckert

São Paulo – Em votação já encerrada em alguns países do exterior, os boletins de urna já foram divulgados. Na Austrália e na Nova Zelândia, por exemplo, mostram os resultados a favor do ex-presidente Lula (PT). No entanto, o resultado oficial será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, a partir das 17h (horário de Brasília).

Vale ressaltar que a votação no exterior é apenas para Presidência da República. Já no Brasil, os eleitores votam para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador.

No primeiro colégio eleitoral na Nova Zelândia, os boletins de urna fixado na embaixada brasileira apontou que Lula obteve 329 votos, de um total de 450, alcançando 71% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 71 votos. Ciro Gomes (PDT) obteve 18 votos; Simone Tebet (MDB), 8.

Leia mais: Lula chega para votar em São Bernardo do Campo, seu berço político

Na Austrália, Lula também foi o escolhido entre os eleitores. Segundo a SBS, TV pública da Austrália, o ex-presidente obteve 3.672 votos contra 1.917 de Bolsonaro. A emissora afirmou que 15.390 eleitores aptos a votar no primeiro turno na Austrália, 44% compareceram às urnas.

Outros países

Na Tailândia, a votação foi apertada entre os candidatos principais. Lula levou 46 votos, enquanto Bolsonaro teve 42. Também foram votados Ciro Gomes, Simone Tebet, ambos com cinco votos, e Felipe D’Ávila (Novo), com seis votos.

Em Lisboa, em Portugal, considerado o maior colégio eleitoral, imagens de filas quilométricas foram registradas. Em Paris, na França, as filas de eleitores também estavam grandes.

(*) Com informações do Uol