Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cultura

Nos moldes do pai, filho realiza sonho de assinar alegoria no Festival de Parintins

Incentivado pelo pai, o artista Neto Barbosa terá a responsabilidade de apresentar a primeira lenda do Boi Garantido na 1ª noite de Festival

Nos moldes do pai, filho realiza sonho de assinar alegoria no Festival de Parintins

Foto: TV AM1

Parintins, AM – Foram dois anos de espera para que o Festival Folclórico de Parintins voltasse a acontecer. Em 2022, o maior espetáculo a céu aberto do mundo ficará marcado na memória dos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, mas, também será o início de um legado familiar e um sonho de criança.

Assinando pela primeira vez uma alegoria no festival, o artista plástico do Boi Garantido, Neto Barbosa, ficou com a responsabilidade de retratar a lenda amazônica entre a batalha das cobras Honorato e Caninana. Em conversa exclusiva com o Portal AM1, o artista contou que está realizando um sonho de criança parintinense, com um toque especial do seu pai, que também é artista.

O idealizador de uma das alegorias mais aguardadas no projeto de arena do Boi Garantido comentou que sempre teve o incentivo do pai para iniciar na carreira de artista. “Desde criança, quando eu tinha 13 anos de idade, meu pai sempre me incentivou a pintar, a desenhar, a fazer coisas diferentes, até o dia de hoje, ele é um cara que eu sou fã dele, ele é meu fã e nos ajudamos naquilo que a gente pode”, disse.

Leia mais: Pela 1ª vez, Portal AM1 realiza cobertura dos bastidores do Festival Folclórico de Parintins

Foto: TV AM1

De acordo com ele, estar trabalhando no Boi Garantido é uma forma de realizar o sonho do pai dele, além de ser uma alegria para toda a família e amigos. Apesar de já ter percorrido os carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo, é a primeira vez que Neto Barbosa tem a responsabilidade de assinar uma alegoria no Festival de Parintins.

Para chegar até onde chegou, esbanjando arte e muita criatividade, foi preciso passar por alguns níveis artísticos para se aprimorar, onde o próprio pai foi o seu professor. “Me criei na Associação dos Artistas Plásticos de Parintins e, hoje, meus amigos estão lá, formados, doutores em arte, professores em arte, e estão me acompanhando nessa minha jornada. Para mim, é uma felicidade estar aqui, assim como para eles que estão lá me apoiando”, comentou.

Leia mais: Parintins: Festival injeta R$ 100 milhões na cidade

Orgulho esse que tem tomado conta do pai de Neto Barbosa, e Presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins, Rob Barbosa. Foram 2 anos sem as atividades voltadas para o Festival Folclórico de Parintins e, com o retorno, além de exibir os trabalhos feitos ao decorrer do ano, o artista plástico também terá a oportunidade de ver a estreia do filho como alegorista do Boi Garantido.

“Sinto orgulho como pai, mas também como incentivador, quando vejo o trabalho dele com aquela expressão, ele, que era desconhecido da própria terra, diferente do caminho de muitos. Não tinha dúvidas que ele iria realizar um bom trabalho”, declarou.

Foto: TV AM1

Rob Barbosa, que realiza um trabalho social com crianças e jovens, também afirmou que o filho passou pelos bancos da associação para aprimorar o dote artístico, mas que recebeu orientações de outros grandes artistas de Parintins, quando conseguiu espaço no carnaval do sudeste.

Além do orgulho como pai por ver o filho realizar o sonho, o presidente da associação de artistas também destaca que é necessário a elaboração de políticas públicas para a melhoria da classe artística, além de incentivar as crianças na cultura, o que começou a ser feito no Festival de 2022.

“Esperamos que isso continue todos os anos, a cidade fica alegre, fica colorida. Tudo isso é fruto da dificuldade que veio com a pandemia, apesar do efeito devastador que ceifou a vida de muitos artistas, mas trouxe uma reflexão para que as coisas se encaminhassem para outra forma”, disse.