MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Amazonas Energia não explica os apagões em Manaus

• Publicado em 23 de março de 2017 – 12:19
Conta energia/Eletrobras

A Eletrobras Distribuição Amazonas informou que, “devido a atuação da proteção do sistema de 69 quilovolts (KV), às 20h37 da noite desta quarta-feira (22), o fornecimento de energia foi interrompido em parte das zonas Norte, Sul e Leste”. A atuação da proteção do sistema elétrico, segundo a engenharia, é uma consequência de um outro problema, uma sobrecarga, por exemplo, como ocorre na casas das pessoas, quando o disjuntor desliga para evitar problemas (incêndios), quando há curto-circuito. A nota da empresa não diz qual a causa da sobrecarga ou da falta de energia que levou ao desligamento do sistema.

Os sistema de proteção elétrica tem grande importante para o sistema elétrico, pois são responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica a milhares de consumidores. A proteção atua com dois grandes objetivos, sendo eles: – evitar que falhas no sistema, como o curto-circuito, possam danificar equipamentos e materiais deste sistema; – promover o rápido restabelecimento de energia, evitando danos aos consumidores e proporcionando uma qualidade no fornecimento da energia aos usuários.

A proteção dos sistemas elétricos deve proporcionar, além da interrupção da eletricidade, com o objetivo de proteger linhas, barras e equipamentos, a possibilidade de monitorar dados com o intuito de se estudar posteriormente as causas das “falhas” ocorridas. A confiabilidade da proteção é definida como a probabilidade de funcionamento correto da proteção quando houver a necessidade de sua atuação. Para isto a proteção deve atuar adequadamente para uma falta dentro de sua zona de proteção e não deve atuar para uma falta fora de sua zona de proteção.

Nada disso ocorre nos constantes desligamentos das redes em Manaus. E a Amazonas Energia precisa explicar onde está o problema, se na rede de distribuição ou no fornecimento de energia. As contas, altas contas, continuam chegando para o consumidor.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap