Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Notícias

Advogado de Eduardo Braga rebate notícia envolvendo esquema com Rico

O advogado do senador Eduardo Braga (MDB), Fabiano Silveira, rebateu notícia veiculada em um site de notícias local que acusou o parlamentar de ser beneficiado em um esquema envolvendo desvios de recursos públicos denunciados na operação Lava Jato e a Rico Taxi Aéreo.

De acordo com o texto do site, as investigações da operação teriam descoberto “o caminho percorrido” pelos R$ 6 milhões informados na delação dos donos da empresa JBS. Ainda segundo a notícia, esse valor “teria sido repassado a Braga, como propina na eleição de 2014, no Amazonas.” A Rico, informou o site, foi beneficiada com o recurso ilegal.

Em nota encaminhada ao Portal Amazonas1, Fabiano afirmou que, mais uma vez, o nome de Eduardo Braga é alvo de acusações infundadas, sem provas materiais. “Isso tem sido prática recorrente nesse blog, que será chamado a responder na Justiça pelos danos dolosamente provocados à imagem e honra do Senador, ferindo todos os princípios da ética jornalística”, completou. 

O site que acusou Eduardo Braga reiterou, em nota, a publicação.

 

NOTAS NA ÍNTEGRA

Defesa do senador Eduardo Braga

“A matéria “Lava Jato quebra sigilo da Rico e já sabe dos R$ 6 milhões de Braga”, publicada no blog BNC, é tão irresponsável quanto criminosa. 

Afirma, em seu título, que o Senador Eduardo Braga recebeu a referida quantia, sem citar, porém, a fonte da informação. Vale-se apenas da expressão “informações que circulam nos bastidores” , uma velha estratégia para iludir os leitores. 

Não se pode qualificar a matéria como digno jornalismo. Trata-se de pura leviandade com o objetivo de atingir, covardemente, a reputação de um homem público.

Aos promotores do BNC, pergunta-se: o que justifica um título tão sensacionalista se não foi apresentada nenhuma prova? Quem disse, agora, que o Senador recebeu o referido valor? Qual a prova de tal afirmação? Por que o blog não divulga a forma como obteve informações sigilosas (quebra de sigilo bancário), se é que as obteve? Por que o blog não cita as fontes ou os documentos que comprovariam minimamente tais conclusões?

Mais uma vez, o nome de Eduardo Braga é alvo de acusações infundadas, sem provas materiais. Isso tem sido prática recorrente no blog BNC, que será chamado a responder na Justiça pelos danos dolosamente provocados à imagem e honra do Senador, ferindo todos os princípios da ética jornalística. 

Com afirmado desde o início, o Senador Eduardo Braga jamais tratou de questões de financiamento eleitoral com a empresa Rico Taxi Aéreo.

Continuamos acreditando na Justiça e apoiando toda e qualquer investigação, que certamente reporá a verdade dos fatos.”

Fabiano Silveira

OAB/DF 31.440

 

Nota do site

“O BNC Amazonas reitera os compromissos com a verdade e o bom jornalismo, do qual não se afasta por princípio fundamental de sua existência. E sobre a publicação sustenta o que foi publicado.”