Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Notícias

Amazonas registra aumento de 209% nos casos de coronavírus nos últimos seis dias

Conforme balanço feito pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, dos 804 casos registrados nesta quarta-feira, 712 são em Manaus e 92 no interior.

Amazonas registra aumento de 209% nos casos de coronavírus nos últimos seis dias

Foto: Reprodução / Facebook

O Amazonas registrou 168 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, passando para 804 o número de infectados no estado, com um total de 30 óbitos. Conforme balanço feito pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa, durante coletiva on-line na tarde desta quarta-feira, 8, são 712 casos em Manaus e  92  em 14 municípios no interior.

“Estamos com uma curva ascendente. A transmissão está se ampliando e nós esperamos o aumento de casos nas próximas semanas, e em maio, sem praticar o isolamento social, os casos devem crescer rapidamente”, disse a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto.

 No Amazonas, houve um grande aumento no número de casos. Na última sexta-feira, 3, o número de pessoas infectadas com o coronavírus era de 260. No dia 4 de abril, houve um salto de 51 novos casos, passando então para 311 infectados. Do domingo até o dia de hoje, os novos registrados começaram a ultrapassar a marca de mais de 100 casos por dia, com 417 no domingo, 532 casos na última segunda-feira, 6; e um total de de 636 casos confirmados na tarde de ontem, 7; chegando então a 804 casos nesta quarta-feira, 8.

Conforme balanço feito pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), são 712 casos em Manaus e 92 no interior, sendo: 44 em Manacapuru com dois óbitos,  6 em Parintins e dois óbito,  11 em Itacoatiara, 7 em Santo Antônio do Içá, 03 em Tonantins, 2 em Careiro da Várzea,  1 em Novo Airão e um óbito, 9 em Iranduba, 3 em São Paulo de Olivença, 2 em Presidente Figueiredo. Os municípios de Anori, Boca do Acre, Manicoré e Tabatinga registram um caso, cada.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen) está funcionando 24 horas. “Duplicamos a capacidade do Lacen e está funcionamento 24 horas, tem 120 exames em processamento, não temos mais exames em pendência”, comentou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Entre os infectados, 682 pacientes permanecem em isolamento domiciliar. Internados são 122 pacientes, sendo 58 em UTI, 50%  internados na rede privada; e 44%  rede pública.

Pacientes que já passaram do tempo de transmissão são de 44 , esses são considerados curados.

Foram notificados 30 óbitos e 11 estão sendo investigados com suspeita de Covid-19. A variação de idade vai de 40 a 89 anos. Foram descartados 11 óbitos, 55% de óbitos são na rede pública e 45% na rede privada.

Hospital de Campanha

O governo do Amazonas irá alugar o Hospital Nilton Lins por mais de R$ 2 milhões de reais, segundo o secretário do Interior, Tobias. Tobias alegou que o valor do aluguel é menor do que a construção de hospital de campanha, porque além do prédio, há toda uma estrutura que não precisa ser construída.  “O valor é menor do que realizar uma construção de um hospital, lá dá melhor estrutura de atendimento, com estacionamento, ali já era uma unidade pronta”, afirmou o secretário.