Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Faturamento cresce no PIM e vagas mantêm média baixa

O resultado do faturamento acumulado até dezembro será o melhor dos últimos seis anos

Faturamento cresce no PIM e vagas mantêm média baixa

(Reprodução)

O aumento da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM) até agosto, de R$ 65 bilhões, indica que o resultado do faturamento acumulado até dezembro será o melhor dos últimos seis anos, de acordo com os Indicadores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O mesmo desempenho não se aplica ao número de postos de trabalho, com média mensal de 86,5 mil, nos primeiros oito meses do ano, entre diretos, temporários e terceirizados, praticamente o mesmo resultado dos últimos quatro anos, com pequena variação.

Desde a crise que abalou a economia do País, o PIM não ultrapassa a média de 100 mil vagas. À época, o processo de demissão para enxugar os custos e acompanhar a ociosidade das linhas de produção foi imediato. Desde maio de 2015, quando a média da mão de obra atingiu 101,6 mil empregados, a indústria não retomou ao mesmo patamar, situação que segue o processo de automação e aumento da produtividade sem a necessidade do mesmo número de trabalhadores do período pré-crise.

Eletroeletrônico

A drástica queda dos postos de trabalho na indústria local ocorreu no segmento mais importante em faturamento e emprego, o eletroeletrônico, junto com bens de informática. Em 2014, essas empresas operavam com 52,3 mil trabalhadores, número que caiu para 41,2 mil, em 2015 e, nos últimos três anos, a média flutua entre 35 mil e 36 mil.

Capital

O deputado federal pelo Amazonas Bosco Saraiva (SD) pediu a realização de audiência pública para debater plano de ação para o capital privado na Amazônia anunciado pelo Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Transparência

O novo controlador-geral do Estado, o promotor aposentado e ex-procurador-geral de Justiça, Otávio de Souza Gomes, empossado na última sexta-feira, prometeu “uma administração transparente e voltada para o cidadão”.

Aeroporto

A Infraero publica, nesta segunda-feira, 11, edital de licitação para concessão de hangar no Aeroporto Internacional de Manaus para atividade de hangaragem e manutenção de aeronaves.

Veja a segunda parte da Coluna Cenário:

(*) Com informações do Grupo Diário