Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Notícias

Liga Gay Nacional de Futebol quer realizar campeonato no AM, em 2020

Liga Gay Nacional de Futebol quer realizar campeonato no AM, em 2020

Brasília recebeu pela primeira vez a Champions Ligay, torneio de futebol que reuniu times formados exclusivamente por gays, categoria masculina, nos dias 19 e 20 de abril. E o Amazonas esteve representado pela Equipe Ball Cat’s, saiu depois de três jogos, mas quer levar o campeonato para o Estado em 2020.

Participaram da Liga Gay de Futebol, 24 equipes de todo o país (Assessoria)

O vencedor da edição do Ligay em Brasília foi o Real Centro, time de São Paulo. Os amazonenses ganharam um jogo em três (ver placar), na rodada classificatória do campeonato, que foi disputado no Arena Futebol Clube. A quarta edição do evento reuniu mais de 400 jogadores envolvidos com a causa LGBT+, com objetivo de integrar todos os participantes em um ambiente livre, seguro e livre do preconceito.

Ao todo, participaram 24 equipes de todo o país. O encontro tem como objetivo promover o esporte entre os participantes e reunir histórias de superação contra o preconceito e luta por igualdade tanto no campo quanto na vida. “Enfrentamos muitas dificuldades para chegarmos ao campeonato e estar aqui é uma vitória”, relata Pedro Leocádio Júnior, que é professor de legislação de trânsito.

Destaque no Peladão de 2013, Pedro saiu da defesa para o ataque sem precisar esconder a sua orientação sexual, tornando-se Pedrita para seus pares em campo e para a torcida. “Joguei nas categorias de base de times locais, mas encontrei reconhecimento no esporte que pratico, sempre jogando com a camisa 24”, diz.

O desafio agora é levar a Champions Ligay para Manaus no próximo ano, mas antes os atletas precisam garantir a participação na edição de novembro do campeonato, que será disputado em Belo Horizonte (MG). “Levamos apenas nove jogadores, o que limitava a nossa atuação, já que contávamos apenas com dois reservas para enfrentar jogos contínuos. Precisamos mudar isso para conseguir alguma vitória em campo”, reflete.

Placar:
1. Ball Cat’s (AM) 0X2 Bárbaros (SP)
2. Ball Cat’s (AM) 1X3 Real Centro (SP)
3. Ball Cat’s (AM) 2X1 Predadores (MG)