US - R$ 4,16

×

Primeiro dia de vacinação contra H1N1 superou 159% do público previsto

Ao todo, conforme preconiza o Ministério da Saúde, 409.574 pessoas devem ser imunizadas na capital, das 455.083 que integram o grupo de risco

Manaus superou a expectativa de vacinas aplicadas para o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Influenza, na quarta-feira, 20/3. Segundo a prefeitura, foram 45.823 doses aplicadas, número 159% maior que o previsto para um dia, considerando a meta de atingir 90% do público-alvo em 15 dias, prazo estabelecido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Ao todo, conforme preconiza o Ministério da Saúde, 409.574 pessoas devem ser imunizadas na capital, das 455.083 que integram o grupo de risco.

“Nossa expectativa era vacinar em torno de 27 mil pessoas no primeiro dia e tivemos um resultado bem acima do esperado. Mostra que nossa estrutura, que ainda vai receber reforço, está preparada para atender a demanda. A população pode ficar tranquila, porque a Secretaria Municipal de Saúde tem a vacina para atender a todos que precisam ser imunizados”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Uma força-tarefa criada, possibilitando a ampliação dos grupos de vacinadores. (Divulgação)

Como aconteceu em outras campanhas, no primeiro dia de vacinação houve uma grande procura aos pontos de imunização, o que levou o prefeito a pedir reforços e mobilizar toda a estrutura da prefeitura para dar suporte à Semsa no período da campanha, o que já passa a valer a partir desta quinta-feira, 21.

Uma força-tarefa criada, possibilitando a ampliação dos grupos de vacinadores, registradores e de pessoas que farão o acolhimento e atendimento às pessoas nos locais de vacinação.

“As secretarias-irmãs responderam de forma positiva e contamos também com o envolvimento de servidores da Fundação de Vigilância em Saúde, a FVS. Iniciamos uma forte campanha para qual o apoio logístico é fundamental no sentido de garantir a cobertura vacinal e a garantia da promoção da saúde dos grupos prioritário “, disse o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Os servidores convocados ao apoio da campanha irão atuar como vacinadores nos locais definidos, no caso dos que possuem formação específica na área da saúde; e como registradores, no registro do número de pessoas vacinadas e digitação dos dados, trabalho de relevância para obtenção da meta estipulada.

Outro grupo de servidores, o de acolhimento, terá a função de receber e organizar a população, com orientações e esclarecimentos sobre a importância da vacinação, bem como efetivar atualização das cadernetas de saúde, principalmente, dos grupos prioritários, como crianças e idosos.

Bolsitas

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), anunciou nesta quinta-feira, 21/3, a convocação de 400 beneficiários do Bolsa Universidade para prestar contrapartida, prevista na legislação do programa, para auxiliar nas atividades da Campanha de Vacinação contra a Influenza na capital.

Para aderir ao projeto ou apresentar justificativas, os convocados devem comparecer, nesta sexta-feira, 22, sábado, 23, e segunda-feira, 25, das 8h às 17h, no setor de Atendimento ao Bolsista, na sede da coordenação do Programa, a, na avenida Professor Nilton Lins, 3.259 – Parque das Laranjeiras, Bloco D da Universidade Nilton Lins.

Os bolsistas devem apresentar RG, CPF e carteirinha de passe estudantil. “Pela legislação, bolsistas do Programa devem cumprir semestralmente carga horária de 90 até 150 horas em projetos da Prefeitura de Manaus e recebem vale-transporte para o desempenho das atividades”, explicou o secretário da Semad, Lucas Bandiera.

Caso não possa participar do projeto, o bolsista convocado deve requerer dispensa junto ao programa, na sede da Espi/Semad, apresentando comprovação do motivo de sua ausência por meio de documentos. “A participação nas ações de contrapartida é obrigatória e o não comparecimento sem justificativa pode acarretar em penalidades”, finaliza.

A lista com nomes dos bolsistas convocados estará disponível ainda

no dia de hoje no Portal Espi.

 

(*) Com informações da Prefeitura de Manaus 

Faça um comentário