Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Notícias

Novas urnas eletrônicas começam a ser distribuídas em todo o país

Ao todo, serão distribuídas aproximadamente 220 mil dessas máquinas, que decidirão os novos gestores municipais.

Novas urnas eletrônicas começam a ser distribuídas em todo o país

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022. (Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília (DF) – No mês de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a distribuição das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas próximas eleições municipais em todo Brasil.

Ao todo, serão distribuídas aproximadamente 220 mil dessas máquinas.

A distribuição do modelo UE2022 para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) foi iniciada em agosto deste ano e se estenderá até fevereiro ou março de 2024, quando será concluída a produção dos novos equipamentos.

Novas urnas

As Eleições Municipais de 2024 vão marcar a estreia das novas urnas. Os equipamentos são do modelo UE2022, fabricados em 2023 com os recursos mais modernos já produzidos para a votação eletrônica no país.

Após a realização de diversos testes de qualidade nos protótipos, as urnas foram submetidas a testes de resistência para avaliar se as máquinas estão corretamente projetadas e adequadas. Também são feitos simulados, tanto com os novos quanto com os equipamentos mais antigos, para testar o ecossistema da urna.

Os equipamentos UE2022 também serão submetidos ao Teste Público de Segurança da Urna, que acontece no período de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano. Qualquer brasileiro poderá testar a segurança e as funcionalidades da máquina e, se achar necessário, apresentar propostas à Justiça Eleitoral.

(*) Com informações da CNN

LEIA MAIS:

Celular atribuído a Bolsonaro disparou fake news sobre urnas

Delgatti diz que Bolsonaro prometeu indulto para invadir urnas eletrônicas