Novo sistema de ocorrências é implantado na segurança do Amazonas
16 de maio de 2021
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Novo sistema de ocorrências é implantado na segurança do Amazonas

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrência e procedimentos policiais

Novo sistema de ocorrências é implantado na segurança do Amazonas
Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Na manhã desta segunda-feira (3), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) iniciou a implantação do novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), que permite o registro de ocorrências, despacho homologatório e a lavratura de procedimentos de polícia, além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento de dados.

A primeira unidade policial a receber o novo sistema foi o 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no bairro São Lázaro, na zona Sul de Manaus, e contou com a presença do coronel Louismar Bonates, da delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, entre outros representantes do sistema, de Brasília.

O Procedimento Policial Eletrônico (PPE) vai substituir o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), em relação aos registrados de ocorrência e elaboração de procedimentos nas delegacias, como Boletins de Ocorrência (BOs), Auto de Prisão em Flagrante (APF), Inquéritos Policiais (IPLs), Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs), entre outros.

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Inicialmente, o treinamento terá a duração de sete semanas, contando com a participação de todas as delegacias da cidade, divididas por zonas. As delegacias da zona Sul serão as primeiras a começar a capacitação. O sistema foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrência e procedimentos policiais, sendo fornecido gratuitamente às unidades da Federação.

O sistema subsidia a gestão dos recursos humanos, materiais, investigativos e de inteligência dos atores da Segurança Pública, com o registro das informações destinadas às polícias estaduais, auxílio na identificação dos fenômenos criminais, dos indicadores relacionados aos perfis dos autores, testemunhas e ofendidos, entre outros.

Além do armazenamento das informações, a ferramenta dá vida à implantação de procedimento exclusivamente eletrônico em todas as suas fases, com a substituição da utilização do papel, em sintonia com a economicidade e com as normas ambientais.

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